Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38474
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-0291-9674
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-06-23
Título: Análise transcriptômica das vias de interferon em macrófagos durante a infecção por Neospora caninum e Toxoplasma gondii
Autor(es): Coser, Mariana Teresa
Primeiro orientador: Mineo, Tiago Wilson Patriarca
Primeiro membro da banca: Mota, Caroline Martins
Segundo membro da banca: Simamoto, Bruna Barbosa de Sousa
Resumo: Neospora caninum e Toxoplasma gondii são parasitos pertencentes ao filo Apicomplexa e apresentam notável similaridade em suas características biológicas e estruturais. A neosporose tem como principal alvo os bovinos e os cães, e é reconhecida como uma das principais causas de abortos em bovinos e perdas econômicas no setor pecuário e de lacticínios. Atualmente não é classificada como uma doença zoonótica. Por outro lado, a toxoplasmose é uma zoonose com distribuição global, sendo que na maioria dos casos é assintomática. No entanto, quando adquirida durante a gestação, pode acarretar consequências graves. Sabe-se que o interferon-gama (IFN-γ) desempenha um papel fundamental na resposta imune contra esses parasitos. Entretanto, existem poucos ou nenhuns dados sobre o papel das vias do interferon tipo I e III no controle dessas infecções. Dessa forma, nosso estudo teve como objetivo comparar, por meio da análise do transcriptoma, a expressão gênica diferencial das vias do interferon tipo I, II e III durante a infecção por T. gondii e N. caninum. Para isso, realizamos análises de RNASeq em macrófagos derivados de medula óssea de camundongos C57BL/6 infectados com ambos os parasitos, por um período de 6 horas, e comparamos a expressão gênica das vias alvo utilizando valores de TPM (transcritos por milhão). Por meio dessa abordagem, descobrimos que a expressão da maioria dos genes nas vias do interferon foi aumentada durante a infecção por N. caninum, em comparação com os genes não perturbados ou regulados negativamente, os quais destacam-se Tbk1, Irf1 and Tram1. Observamos um perfil distinto de resposta à infecção por T. gondii, com um maior percentual de genes que não apresentaram alterações na expressão. Esse fenótipo foi especialmente notado nas vias do interferon tipo I e III. A análise do mapa de calor de genes individuais, segmentados por vias, corroborou ainda mais essas observações. Esses resultados ressaltam que, apesar das semelhanças filogenéticas entre esses parasitos, existem diferenças marcantes nas interações entre o parasita e o hospedeiro, o que pode explicar suas distintas patogêneses e virulência em camundongos e outros hospedeiros.
Palavras-chave: Imunidade inata
RNAseq
Neospora caninum
Toxoplasma gondii
Apicomplexa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSER, Mariana Teresa. Análise transcriptômica das vias de interferon em macrófagos durante a infecção por Neospora caninum e Toxoplasma gondii. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38474
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biomédicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseViasIFN.pdf
  Até 2025-06-23
1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons