Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Ana Cecília-
dc.date.accessioned2023-07-07T13:56:56Z-
dc.date.available2023-07-07T13:56:56Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationNUNES, Ana Cecília. O ensino de Artes Visuais na infância: registros e experiências na sala de aula. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38472-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO ensino de artes visuais na infância: registros e experiências na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Vaz, Tamiris-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063876645938107pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elsieni Coelho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo de investigação o ensino de arte na infância considerando os aspectos subjetivos das crianças, a fim de possibilitar o desenvolvimento da criatividade e autonomia infantil. À luz da produção teórica das arte-educadoras Vea Vecchi e Anna Marie Holm, coloco em análise e reflexão a minha prática docente realizada em uma escola municipal, com crianças que compõem as primeiras séries da Educação Infantil. Procuro refletir sobre a experiência pedagógica integrando teoria e prática. Considerando justamente o despertar da sensibilidade de cada um no processo de aprendizagem - tanto do aluno quanto do educador -, e como tal experimentação pode permitir que a criança construa a sua própria percepção e simbolização da realidade, pretendo assumir e incorporar as experiências subjetivas, bem como os desafios e obstáculos encontrados - sejam eles de ordem institucional ou pessoal -, em um processo que permita ampliar as possibilidades de se conceber a formação docente, sempre contínua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode138290037-
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoArtesVisuais.pdf5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.