Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Vinicius Gonçalves de-
dc.date.accessioned2023-07-06T17:35:12Z-
dc.date.available2023-07-06T17:35:12Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationMELO, Vinicius Gonçalves de. Preditores de percepção de empregabilidade em estagiários e diferenças entre aqueles de Engenharia Civil e de outros cursos. 2023. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38450-
dc.description.abstractThe transition to the job market represents a period of instability in the trajectory of young university students in Brazil. At this stage, internships play a crucial role, providing students with the opportunity to experience professional practice and develop their perception of employability. This study aimed to analyze the predictive role of self-efficacy and job performance in the employability perception of higher education interns. Therefore, a quantitative research was conducted, with the participation of 129 interns, including 34 from the Civil Engineering graduation course and 95 from other courses. Participants completed a sociodemographic questionnaire and the Employability Self-Perception Scale (EAE), the New General Self-Efficacy Scale (NGSE), and the General Job Performance Scale (EGDT). The data were analyzed using descriptive, correlational, and multiple linear regression statistics. The results showed positive correlations between employability perception and both self-efficacy and job performance. However, only self-efficacy was found to be a significant predictor of employability dimensions. It is expected that this research will contribute to a better understanding of employability predictors, enabling higher education institutions to develop strategies that enhance the employability perception of young university students, especially those in Civil Engineering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectDesempenho no trabalhopt_BR
dc.subjectPercepção de empregabilidadept_BR
dc.subjectCompetências comportamentaispt_BR
dc.titlePreditores de percepção de empregabilidade em estagiários e diferenças entre aqueles de Engenharia Civil e de outros cursospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zarife, Pricila de Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969514118875251pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Eliane Betânia Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980270951199108pt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Leila Aparecida de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3604233375792763pt_BR
dc.contributor.referee2Georgetti, Giovana Bizão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093183790896457pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA transição para o mercado de trabalho representa um período de instabilidade na trajetória de jovens universitários no Brasil. Nessa etapa, o estágio profissionalizante desempenha um papel crucial, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática profissional e desenvolver sua percepção de empregabilidade. Este estudo teve como objetivo analisar o papel preditor da autoeficácia e de desempenho no trabalho na percepção de empregabilidade de estagiários do ensino superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, com a participação de 129 estagiários, sendo 34 do curso de Engenharia Civil e 95 de outros cursos. Os participantes responderam um questionário sociodemográfico e a Escala de Autopercepção de Empregabilidade (EAE), Nova Escala Geral de Autoeficácia (NGSE) e Escala Geral de Desempenho no Trabalho (EGDT). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, correlacional e regressão linear múltipla. Os resultados apresentaram correlações positivas entre a percepção de empregabilidade tanto no desempenho quanto na autoeficácia. No entanto, apenas a autoeficácia demonstrou ser um preditor significativo das dimensões de empregabilidade. Espera-se que esta pesquisa contribua para um melhor entendimento dos preditores de empregabilidade, possibilitando às instituições de ensino superior o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam a percepção de empregabilidade dos jovens universitários, especialmente os de Engenharia Civil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode138226823-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PreditoresPercepçãoEmpregabilidade.pdfTCC839.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons