Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38420
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6980-9487
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As diferenças sintomáticas entre mulheres e homens com TDAH: uma revisão bibliográfica sistemática
Autor(es): Reis, Luiza Abadia Leal dos
Primeiro orientador: Rossini, Joaquim Carlos
Primeiro membro da banca: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
Segundo membro da banca: Bernardino, Leonardo Gomes
Resumo: Este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sistemática sobre as diferenças sintomáticas entre homens e mulheres com Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH). Foram selecionados dez artigos para a análise, através do método de checklist PRISMA, selecionados através das plataformas de periódicos PUBMED, Scorpus e Web of science, publicados no período entre 2012 a 2022. Todos os artigos revisados utilizaram o teste go/no-go para analisar funções executivas e se elas apontavam que existe uma diferença entre os gêneros nos sintomas de TDAH. Os resultados encontrados foram que os meninos apresentaram um maior déficit de inibição de comportamento, indo de encontro a literatura previamente existente. Entretanto, também foi encontrado que meninas apresentam mais erros em tarefas mais complexas, com maior carga cognitiva e que necessitam de memória de trabalho. Estes resultados sugerem que meninas possuem sintomas majoritariamente desatentos e menos disruptivos, enquanto meninos apresentam sintomas majoritariamente hiperativos, o que pode explicar a subnotificação de meninas com TDAH.
Abstract: This study aimed to conduct a systematic review on the symptomatic differences between men and women with Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Ten articles were selected for analysis, using the PRISMA checklist method, they were selected through the PubMed, Scorpus and Web of science journal platforms, published between 2012 and 2022. All articles reviewed used the go/no-go test to analyze executive functions and whether they indicated that there is a difference between genders in ADHD symptoms. The results found were that the boys presented a greater deficit of inhibition of response, going in favor of the existing literature. However, it was also found that girls have more errors in more complex tasks, with higher cognitive load and that require working memory. These results suggest that girls have mostly inattentive and less disruptive symptoms, while boys have mostly hyperactive symptoms, which may explain the underreporting of girls with ADHD.
Palavras-chave: Funções executivas
Teste go/no-go
TDAH
Gênero
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REIS, Luiza Abadia Leal dos. As diferenças sintomáticas entre mulheres e homens com TDAH: uma revisão bibliográfica sistemática. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38420
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiferençasSintomáticasEntre.pdf953.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons