Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38384
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2024-12-21
Título: Gestão e políticas de educação no contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2021): um olhar sobre Minas Gerais, e um pouco mais
Título(s) alternativo(s): Management and education policies in the context of the Covid-19 pandemic (2020-2021): A look at Minas Gerais, and a little more
Autor(es): Gomides, Bárbara Barra
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Simone Ferraz
Segundo membro da banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: O objeto de estudo do presente trabalho consiste na análise da gestão e das políticas educacionais implementadas em Minas Gerais, no contexto da pandemia causada pelo coronavírus (Vírus SARS-CoV-2; Doença COVID-19), nos anos de 2020 e 2021. No início de 2020 no Brasil, em decorrência do isolamento social na pandemia por COVID-19, houve a suspensão das aulas presenciais modificando abruptamente o funcionamento da educação. Esse novo contexto foi caracterizado principalmente pelo uso obrigatório de aparatos tecnológicos para o ensino remoto e ausência de respostas governamentais efetivas e igualitárias, comprometendo a rede de ensino público em Minas Gerais. Esse novo sistema arraigado a uma lógica capitalista mercadológica histórica, intensificou as desigualdades no Brasil no que tange a perspectiva democrática de acesso à educação. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo contextualizar as políticas e gestão da educação em Minas Gerais no período de 2020-2021, sustentado por um marco teórico que situe o desenvolvimento do campo da administração da educação no Brasil, e a produção teórica inicial sobre as implicações da pandemia do coronavírus na gestão e na política de educação na realidade brasileira. Assim, justifica-se a compreensão dialética e social desse cenário de desigualdades - multidimensionais - historicamente preexistentes e intensificado pela pandemia, pelo atual governo brasileiro e sobretudo pelo novo governo do estado de Minas Gerais. Para isso, realizou um estudo qualitativo, exploratório e analítico, por meio de documentos envolvendo de forma contextualizada a temática de Gestão e Políticas Educacionais em Minas Gerais. A busca de dados foi realizada na biblioteca virtual SCIELO (do inglês, Scientific Electronic Library Online), no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, e em livros de Benno Sander. De acordo com os resultados encontrados foi observado que o ensino remoto emergencial foi implantado às pressas e sem a consideração das múltiplas realidades brasileiras, revelando o quanto as políticas educacionais precisam ser mais bem planejadas e implantadas, a fim de evitar o aprofundamento das desigualdades já existentes no país. Muitos alunos foram “invisibilizados” e tendo seus direitos educacionais negados devido à negligência das autoridades públicas. Falhas ficam claras no tocante à acessibilidade de tecnologias, visto que nem todos os estudantes tem possibilidades e as ferramentas adequadas para dar continuidade aos estudos à distância. E mesmo aqueles alunos que possuem todo o aparato tecnológico, há ainda um preocupante distanciamento presente na relação entre educando e o educador, considerando que em todos os níveis de educação, essa relação e aproximação entre ambos é primordial e insubstituível. Além disso, alguns lares não são considerados benéficos aos estudos, o que dificulta e intensifica ainda mais a complexidade dos problemas apresentados. Diante dessa conjuntura, muitos alunos se sentem desmotivados, excluídos do processo, acarretando um grande e preocupante aumento da evasão escolar. Portanto, o cenário pandêmico intensifica e evidencia o aprofundamento das desigualdades sociais e a fragilidade das escolas públicas brasileiras. Diante disso, é necessário promover reflexões acerca da necessidade de um novo modelo de sociedade mais justa, propiciando a garantia do direito à educação e qualidade do ensino. Assim, a perspectiva epistemológica adotada no presente trabalho, compreende os fatores políticos, sociais e econômicos, para identificar os desafios e impactos enfrentados na gestão educacional. Possibilitando, assim, repensar e analisar, criticamente, o sistema educacional e as políticas públicas adotadas no Brasil, bem como gerar propostas que visem a melhoria no sistema educacional, numa perspectiva democrática.
Abstract: The object of study of the present work is the analysis of the management and educational policies implemented in Minas Gerais, in the context of the pandemic caused by the coronavirus (SARS-CoV-2 virus; COVID-19 disease), in the years 2020 and 2021. At the beginning of 2020 in Brazil, due to social isolation during the COVID-19 pandemic, face-to-face classes were suspended, abruptly changing the way education works. This new context was mainly characterized by the mandatory use of technological devices for remote teaching and the absence of effective and egalitarian government responses, compromising the public education network in Minas Gerais. This new system, rooted in a historical marketing capitalist logic, intensified inequalities in Brazil regarding the democratic perspective of access to education. Thus, the present work aimed to contextualize the policies and management of education in Minas Gerais in the period 2020-2021, supported by a theoretical framework that situates the development of the field of education administration in Brazil, and the initial theoretical production on the implications of the coronavirus pandemic on management and education policy in the Brazilian reality. Thus, the dialectical and social understanding of this scenario of inequalities is justified - multidimensional - historically pre-existing and intensified by the pandemic, by the current Brazilian government and above all by the new government of the state of Minas Gerais. For this, it carried out a qualitative, exploratory and analytical study, through documents involving, in a contextualized way, the theme of Educational Management and Policies in Minas Gerais. The search for data was carried out in the SCIELO virtual library (Scientific Electronic Library Online), on the website of the State Department of Education of Minas Gerais, and in books by Benno Sander. According to the results found, it was observed that emergency remote teaching was implemented in a hurry and without considering the multiple Brazilian realities, revealing how much better educational policies need to be planned and implemented, in order to avoid the deepening of existing inequalities. in the country. Many students were “invisible” and having their educational rights denied due to the negligence of public authorities. Failures are clear with regard to the accessibility of technologies, since not all students have the possibilities and the appropriate tools to continue their distance studies. And even those students who have all the technological apparatus, there is still a worrying distance present in the relationship between student and educator, considering that at all levels of education, this relationship and approximation between both is primordial and irreplaceable. In addition, some homes are not considered beneficial to the studies, which further complicates and intensifies the complexity of the problems presented. Given this situation, many students feel unmotivated, excluded from the process, leading to a large and worrying increase in school dropouts. Therefore, the pandemic scenario intensifies and highlights the deepening of social inequalities and the fragility of Brazilian public schools. In view of this, it is necessary to promote reflections on the need for a new model of a fairer society, providing the guarantee of the right to education and quality of teaching. Thus, the epistemological perspective adopted in this work, comprises political, social and economic factors, to identify the challenges and impacts faced in educational management. Thus, making it possible to critically rethink and analyze the educational system and public policies adopted in Brazil, as well as to generate proposals aimed at improving the educational system, from a democratic perspective.
Palavras-chave: Administração educacional
Política educacional
Pandemia
Coronavírus
Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Políticas e gestão da educação - Minas Gerais
Escolas - Organização e administração - Minas Gerais
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: GOMIDES, Bárbara Barra. Gestão e políticas de educação no contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2021): um olhar sobre Minas Gerais, e um pouco mais. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.330.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.330
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38384
Data de defesa: 21-Dez-2022
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