Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38323
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-06-19
Título: Dessecação de palhada com doses de glifosato e efeitos no teor de nitrogênio e parâmetros agronômicos da soja.
Título (s) alternativo (s): Straw desiccation with glyphosate doses and effects on yeast content and agronomic parameters of soybean.
Autor: Silva, Vitória de Freitas
Primer orientador: Marques, Douglas José
Primer miembro de la banca: Silva, Bruno Henrique Sacoman Torquato da
Segundo miembro de la banca: Assis, Gleice Aparecida de
Resumen: A dessecação de gramíneas é uma técnica de manejo de plantas daninhas que restaram da cultura anterior para plantio da nova lavoura. As alterações no desenvolvimento inicial da soja cujo cultivo foi realizado em área dessecada com diferentes concentrações de glifosato podem variar dependendo da dose aplicada e do estágio de desenvolvimento da planta. O glifosato é um herbicida amplamente utilizado na agricultura para controlar as plantas daninhas, sendo especialmente eficaz contra as espécies de folhas largas e estreitas. No entanto, é importante ressaltar que o glifosato também pode afetar as plantas de soja. O plantio direto é muito utilizado no Brasil, especialmente em áreas de alta produtividade. Esse sistema de produção com o uso de palhada é capaz de proporcionar melhorias químicas e biológicas no solo. A presença de uma palhada sobre a superfície do solo pode influenciar na germinação, emergência e desenvolvimento da planta de soja; uma vez que a planta precisa emergir do solo, caso haja uma barreira, ela impede a emergência das folhas cotiledonares. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da palhada dessecada com diferentes doses do glifosato no teor de nitrogênio (N) e parâmetros agronômicos da soja. O experimento foi implantado na Estação Experimental de Hortaliças da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Monte Carmelo. O delineamento inteiramente casualizado foi utilizado com 4 doses do dessecante (0, 30, 50 e 100 g equivalente ácido ha-¹), com 4 repetições. As unidades amostrais foram constituídas de 16 vasos com capacidade de acondicionar 5 dm-³ de solo. Foi utilizado na pesquisa o herbicida o sal de amônio de N-(fosfometil) glicina “glifosato” padronizando a concentração de 1,80 g equivalente ácido ha-¹. Foram cultivadas três plantas de Brachiaria decumbens por vaso, para formação da palhada. Quando as plantas de braquiária estavam cobrindo o solo em aproximadamente 100%, foi realizada a dessecação com o herbicida glyphosate. Durante a pesquisa foram avaliadas na soja, altura da planta, número de folíolo e teor de N na folha. Conclui-se com a pesquisa que fitomassa seca da palhada verde composta por B. decumbens, foi maior que a palhada seca em todos os tratamentos. A elevação da dose do herbicida promoveu um aumento na altura de plantas, número de folíolos e massa seca de folíolos da soja. O teor de N foi maior onde não foi aplicado dose de glyphosate.
Palabras clave: Glycine max L. Merrill
Brachiaria decumbens
glyphosate
plantas infestantes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Vitória de Freitas. Dessecação de palhada com doses de glifosato e efeitos no teor de nitrogênio e parâmetros agronômicos da soja. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) -- Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38323
Fecha de defensa: 19-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DessecaçãoPalhadaDoses.pdf
  Hasta 2025-06-19
TCC543.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.