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dc.creatorZandonadi, Pedro Henrique Maia-
dc.date.accessioned2023-06-30T15:27:50Z-
dc.date.available2023-06-30T15:27:50Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationZANDONADI, Pedro Henrique Maia. Desenvolvimento de um software para análise e otimização multivariável de desempenho de aeronaves. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38280-
dc.description.abstractThe result of an aircraft project is the union of the optimal characteristics of all disciplines that involves its development. Even so, caution and flexibility are needed to adapt local optimal points of each module so that they do not negatively contribute with the others. Aviation, in its conception and operation, is defined by constant trade-off relationships, which must be studied in order to maximize gains and reduce losses for the desired objective. The present work seeks to detail and discuss such relationships that characterize the performance of aircraft in all their flight phases, by discretizing and equating the entire mission. Based on the calculations, it proposes the creation of a software in MATLAB that allows the user to vary the parameters of interest that best meet their operation needs, combined with a robust database of aircraft and airport characteristics. Usage examples are demonstrated for configurations of jet and propeller aircraft, in which range, endurance and fuel consumption are optimized, as well as discussing the implementation of a hybrid-electric retrofit using batteries and MEA system technologies.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesempenho de aeronavespt_BR
dc.subjectFase de voopt_BR
dc.subjectMATLABpt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectAircraft Performancept_BR
dc.subjectFlight Phasept_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um software para análise e otimização multivariável de desempenho de aeronavespt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a software for analysis and multivariable optimization of aircraft performancept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Higor Luis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831693644209178pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9083437115431478pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO projeto de uma aeronave tem como produto a união de características ótimas de todas as disciplinas que permeiam seu desenvolvimento. Ainda assim, é necessário cuidado e flexibilidade para adaptar pontos ótimos locais de cada módulo para que não interfiram negativamente nos demais. A aviação, em sua concepção e operação, é definida por constantes relações de troca, que devem ser estudadas a fim de maximizar os ganhos e diminuir as perdas para o objetivo desejado. O presente trabalho busca detalhar e discutir tais relações que caracterizam o desempenho de aeronaves em todas as suas fases de voo, ao discretizar e equacionar toda missão. A partir do equacionamento, propõe-se a criação de um software em MATLAB que permita ao usuário a variação dos parâmetros de interesse que melhor atendam sua necessidade de operação, aliado a um banco de dados robusto de características das aeronaves e aeroportos. Exemplos de utilização são demonstrados para configurações de aeronaves a jato e a hélice, em que são otimizados alcance, autonomia e consumo de combustível, além de discutir a implementação de um retrofit híbrido-elétrico com emprego de baterias e tecnologias de sistemas MEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration90pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.orcid.putcode137874977-
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