Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38241
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Clube de ciências: Um espaço para o exercício da da autonomia e construção de valores |
Título(s) alternativo(s): | Science club: A space for exercising autonomy and building values |
Autor(es): | Carvalho, Ana Julia Alvim |
Primeiro orientador: | Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena |
Primeiro coorientador: | Guimarães, Bárbara Matos da Cunha |
Primeiro membro da banca: | Brito, Rute Magalhães |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Renata Carmo de |
Resumo: | As formas de se alcançar a alfabetização científica estão mudando com o tempo, métodos tradicionais podem ser considerados ultrapassados e pouco significativos para o ensino de ciências. Desse modo, novos processos vêm ganhando espaço, como o ensino por investigação, no qual os estudantes são os protagonistas e investigam soluções para problemas ou hipóteses sobre o tema abordado. Como a sala de aula possui poucas condições para metodologias ativas como esta, iniciativas como o Clubes de Ciências, é uma maneira de fomentar o ensino e crescimento interpessoal. Este trabalho foi realizado em uma escola Municipal da cidade de Uberlândia-MG, na qual foi implementado um Clube de Ciências. As atribuições foram desde a montagem do espaço físico e da turma de clubistas até a preparação e desenvolvimento das atividades. Através da metodologia científica integrada à metodologia do ensino por investigação, os estudantes divididos em grupos criaram hipóteses e desenvolveram seus projetos. As temáticas dos principais projetos desenvolvidos foram: Borboletas como bioindicadores; Análise comportamental de abelhas e Relações entre três características presentes em plantas. Os resultados dos projetos foram colocados em banners informativos, e posteriormente apresentados para os demais estudantes da escola. Foi possível concluir que por meio das atividades desenvolvidas as orientadoras observaram grande evolução no comportamento dos clubistas. Com o Clube, os estudantes fizeram e fortaleceram amizades, criaram um relacionamento de respeito e acolhimento uns com os outros, desenvolveram senso crítico, autonomia e responsabilidade nas descobertas de novos interesses e conhecimentos. |
Abstract: | Ways to achieve scientific literacy are changing over time, traditional methods can be considered outdated and insignificant for science education. Thus, new processes are gaining space, such as inquiry-based learning, in which students take the lead and investigate solutions to problems or hypotheses on the topic being addressed. Since the classroom has limited conditions for active methodologies like this, initiatives such as Science Clubs are a way to promote teaching and interpersonal growth. This work was carried out in a Municipal school in the city of Uberlândia, Brazil, where a Science Club was implemented. The tasks ranged from setting up the physical space and the group of club members to preparing and developing activities. Through the integration of scientific methodology with inquiry-based learning, students divided into groups created hypotheses and developed their projects. The main project themes were: Butterflies as bioindicators; Behavioral analysis of bees, and Relationships among three characteristics found in plants. The project results were presented on informative banners and later shared with other students at the school. It was possible to conclude that through the activities carried out, the supervisors observed significant growth in the behavior of the club members. With the Club, students made and strengthened friendships, developed a relationship of respect and support for each other, fostered critical thinking, autonomy, and responsibility in the pursuit of new interests and knowledge. |
Palavras-chave: | Clube de ciências Science club;; Investigação Investigation Metodologia científica Scientific methodology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CARVALHO, Ana Julia Alvim. Clube de Ciências: um espaço para exercício da autonomia e construção de valores. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38241 |
Data de defesa: | 16-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClubeCiênciasEspaço.pdf | TCC | 2.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons