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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7827-3373
Tipo do documento: Tese Professor Titular
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entre o “direito à memória” e o direito à história: Política e sujeitos sociais em uma proposta historiográfica
Título(s) alternativo(s): Between the “right to memory” and the right to history: Politics and social subjects in a historiographic proposal
Autor(es): Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Duarte, Adriano Luiz
Segundo membro da banca: Ferreras, Norberto Osvaldo
Terceiro membro da banca: Fortes, Alexandre
Resumo: Este estudo buscou analisar o desenvolvimento de uma prática historiográfica inspirada na primeira administração do Partido dos Trabalhadores na cidade de São Paulo, entre 1989 e 1992. Coube ao tema deste trabalho localizar algumas atividades realizadas pelo Departamento de Patrimônio Histórico, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Nesse se desenvolveu, entre outros, a ideia de “direito à memória”, visto como meio de produção de cidadania para a população periférica, para os movimentos sociais e para uma prática curricular desenvolvida em escolas municipais. Na visão deste, o direito à memória subsidiou a elaboração de um projeto de pesquisa e de cooperação acadêmica encaminhado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano 2000. Esse originou a pesquisa “Cultura, Trabalho e Cidade: Muitas Memórias, Outras Histórias”, aqui analisada. Apesar de ter origem na práxis política, o projeto transcorreu em ambientes acadêmicos, entre 2001 e 2004, a partir de apropriações particulares de categorias, conceitos e processos originados na concretude da experiência administrativa. Esta análise contrapôs textos e artigos que tratam da ambiência política inicial às sínteses posteriormente realizadas pelo grupo que desenvolveu a proposta. Tentou-se abordar as resultantes dessa a partir da lógica histórica, isto é, por elaboração de sucessivas hipóteses contrapostas às fontes e às proposições teóricas concebidas pelo grupo. A partir dessa revisão, acompanhou-se diálogos feitos com autores marxistas, tais como E. P. Thompson e Raymond Williams, em oposição à ortodoxia economicista e ao leninismo. Além disso, verificou-se discussões sobre cultura e linguagem, nas quais foi possível, por um lado, aferir aproximações com as políticas de patrimônio histórico. Por outro, ao constatar o uso da cultura, como totalidade social, e da linguagem, como tessitura da vida, foram encontrados os fundamentos das análises historiográficas resultantes do projeto enviado à Capes. Ainda no campo das evidenciações, foram constatadas percepções sobre o indivíduo (pluralizado) e a relação desse com o coletivo, especialmente a partir de discussões metodológicas sobre história oral, as quais permitiram reflexões sobre o sujeito do conhecimento e objeto de estudo. Esta tese concluiu um deslocamento analítico entre o momento político iniciático e a realização historiográfica no meio acadêmico. Esse se caracterizou pela sobreposição da ideia de direito à história ao direito à memória, fruto da mudança de contexto institucional, das transformações nas diretrizes sobre políticas culturais, da superação da linguagem à noção de cidadania e da proposição de uma escrita amalgamada, preenchida com as concepções de todos(as) os(as) participantes vinculados(as) às pesquisas em tela. Ao mesmo tempo, se percebeu que o direito à história tendia a validar a proposta historiográfica de modo relacional à validação das políticas patrimonialistas pelo direito à memória.
Abstract: This study sought to analyze the development of a historiographical practice inspired by the first administration of the Partido dos Trabalhadores (Workers' Party) in the city of São Paulo, between 1989 and 1992. Among others, the idea of the “right to memory” was developed there, seen as a means of producing citizenship for the peripheral population, for social movements, and for a curricular practice set in municipal schools. In its view, the right to memory supported the development of a research and academic cooperation project sent to the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) in 2000. This gave rise to the research “Cultura, Trabalho e Cidade: Muitas Memórias, Outras Histórias”, analyzed here. Despite having its origins in political praxis, the project took place in academic environments, between 2001 and 2004, based on particular appropriations of categories, concepts, and processes originated in the concreteness of the administrative experience. This analysis contrasted texts and articles that deal with the initial political ambiance with the syntheses later carried out by the group that developed the proposal. An attempt was made to approach the results of this from the historical logic, that is, by elaborating successive hypotheses opposed to the sources and theoretical propositions conceived by the group. From this review, dialogues with Marxist authors, such as E. P. Thompson and Raymond Williams, were followed, in opposition to economicist orthodoxy and Leninism. In addition, there were discussions about culture and language, in which it was possible, on the one hand, to assess approximations with historical heritage policies. On the other hand, by verifying the use of culture, as a social totality, and language, as the fabric of life, the foundations of the historiographical analyses resulting from the project sent to Capes were found. Still, in the field of disclosures, perceptions about the individual (pluralized) and his relationship with the collective were found, especially from methodological discussions on oral history, which allowed reflections on the subject of knowledge and object of study. This thesis concluded an analytical displacement between the initiatory political moment and the historiographic realization in the academic environment. This was characterized by the overlapping of the idea of the right to history with the right to memory, the result of a change in the institutional context, transformations in the guidelines on cultural policies, the overcoming of language to the notion of citizenship, and the proposition of amalgamated writing, filled with the conceptions of all the participants linked to the surveys on screen. At the same time, it was noticed that the right to history tended to validate the historiographic proposal in a relational way to the validation of patrimonial policies for the right to memory.
Palavras-chave: Direito à memória
Escrita historiográfica
Sujeito
Cultura
Materialismo histórico
História oral
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: História
História e memória - São Paulo (SP)
Partido dos Trabalhadores (Brasil) - Historiografia
História oral - São Paulo (SP)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MORAIS, Sérgio Paulo. Entre o "Direito à Memória" e o Direito à História: Política e sujeitos sociais em uma proposta historiográfica. 2023. 152 f. Tese (Promoção à Classe E Professor Titular INHIS) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI 10.14393/ufu.te.2023.8046.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8046
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38206
Última página do volume: Trabalhadores - Historiografia - São Paulo (SP)
Data de defesa: 16-Jun-2023
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