Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38180
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Toledo, Maike Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T15:19:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T15:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, Maike Martins. Divulgando a ciência: qual a relação entre imaginação e subjetividade na metodologia científica?. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38180 | - |
dc.description.abstract | Currently, due to its relevance and ability to provide us with technologies never before imagined, science enjoys a special status in academia and society. Scientists are seen as highly rational people in their ways of analyzing reality, never using subjective and imagery aspects. In view of this, this work aimed to clarify the relationship between imagination and subjectivity, within the scope of science itself, as a way of disseminating it both to the academic and "lay" public, given the stereotype that science imposes on itself, spreading as the only form of purely rational and objective knowledge. For this, we use poetry as a means of comparison, and we came to the conclusion that scientists also use subjectivity and imagination, since the representation of ideas and the formulation of hypotheses and theories suggested that our intuition creates different ways of approaching the studied phenomena. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Scientfic divulgation | pt_BR |
dc.subject | Razão | pt_BR |
dc.subject | Reason | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Imagination | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity | pt_BR |
dc.title | Divulgando a ciência: qual a relação entre imaginação e subjetividade na metodologia científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Sandro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1276426419124799 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Popazoglo, Flávio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7446811556130748 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6784148563636759 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, devido à sua relevância e capacidade de nos fornecer tecnologias nunca antes imaginadas, a ciência goza de um status especial nos meios acadêmicos e sociedade. Os cientistas são vistos como pessoas altamente racionais em suas formas de analisar a realidade, jamais utilizando aspectos subjetivos e imagéticos. Em vista disso, este ensaio visou esclarecer a relação entre imaginação e subjetividade, dentro do escopo da própria ciência, como uma forma de divulgá-la tanto para o público acadêmico quanto não acadêmico, dado o estereótipo que a ciência impõe a si mesma, difundindo-se como a única forma conhecimento puramente racional e objetivo. Para isso, a partir de uma pesquisa narrativa-reflexiva, utilizamos a poesia como meio de comparação, e chegamos à conclusão de que os cientistas também se valem da subjetividade e imaginação, uma vez que a representação de ideias e a formulação de hipóteses e teorias requerem que nossa intuição crie diferentes formas de abordar os fenômenos estudados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137672295 | - |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DivulgandoCiênciaQual.pdf | 287.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons