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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-4793-7040
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Da “sala” à “cela”: experiências vividas por jovens em privação de liberdade com a leitura numa perspectiva complexa e transdisciplinar
Alternate title (s): From “room” to “prison cell”: experiences lived by young people in deprivation of liberty with reading in a complex and transdisciplinary perspective
Author: Costa, Marcos Medeiros da
First Advisor: Araújo, Maurício Viana de
First member of the Committee: Silva, Suzanny Pinto
Second member of the Committee: Biella, João Carlos
Summary: A formação de leitores nas escolas públicas brasileiras representa um dos grandes desafios da Educação Básica. Quando esse se desloca para o contexto carcerário, isso se amplia, consideravelmente, em virtude, principalmente, das limitações impostas pelo ambiente prisional e da ausência de infraestrutura adequada. Em estabelecimentos penais desprovidos de escolas com educação formal, o desafio se torna ainda maior, embora exista legislação específica que determina a implementação de projetos de leitura nesses espaços. Nesse cenário, encontra-se o professor ou o mediador de leitura que deve realizar malabarismos para implementar ações pedagógicas com a leitura. Nesse contexto, a presente dissertação teve como objetivo descrever e interpretar o ensino-aprendizagem da leitura literária, como fenômeno da experiência humana, sob o viés da complexidade e da transdisciplinaridade, vivenciado em um estabelecimento penal mineiro. A investigação foi realizada com nove (09) jovens cumpridores de pena em regime fechado, com ensino fundamental incompleto e com faixa etária entre 18 e 29 anos, na Unidade Prisional de Santa Vitória – MG. Sob a ótica da ausência de políticas públicas que garantam o direito à educação formal nesta unidade, a pesquisa buscou compreender até que ponto um projeto de leitura literária pode preencher esta lacuna. Orientada a partir da epistemologia da Complexidade (MORIN, 2003, 2007, 2008, 2015); da epistemologia da Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999) e das três forças da literatura (BARTHES, 2007), a presente pesquisa se debruçou nas vivências e nas experiências dos participantes envolvidos, assim como nas do professor-pesquisador, ao compartilharem, no espaço carcerário, o ensino-aprendizagem da leitura literária. Para análise e interpretação dos textos resultantes das experiências, utilizou-se a Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2016), método de natureza qualitativa, que busca interpretar as experiências vividas pelos participantes da pesquisa. A priori, partiu-se de uma prática de intervenção pedagógica promovida pelo professor-pesquisador, construída à luz da metodologia da recepção (BORDONI & AGUIAR, 1993). Por esse método, os participantes partiram de leituras de obras próximas de seus “horizontes expectativas” (JAUSS, 1994), para, gradativamente, ampliarem esses horizontes, por meio de diferentes obras literárias, com níveis estéticos diferenciados. O material textual da pesquisa emergiu das experiências vividas durante o processo de intervenção pedagógica nas oficinas, das anotações no diário crítico-reflexivo e das conversas hermenêuticas realizadas entre o professor-pesquisador e os reeducandos. A partir dessas ações, aplicaram-se os processos de interpretação do fenômeno: a textualização, a tematização, a ressignificação e o ciclo de validação, processos típicos da Abordagem Hermenêutico-fenomenológica Complexa. O processo de refinamento e de ressignificação possibilitou o surgimento dos seguintes temas hermenêutico-fenomenológicos: tempo - de onde emergiram os subtemas mente, concentração, liberdade; motivação - de onde se desdobraram os subtemas envolvimento e hábito, que, desse último fez emergir o sub-subtema preferências; mudança - do qual emergiu o subtema oportunidade; aprendizado de onde emergiu o subtema ligação, os quais revelaram a natureza do fenômeno investigado.
Abstract: Training readers in brazilian public schools represents one of the great challenges of Basic Education. When it moves to the prison context, it expands considerably, mainly due to limitations imposed by the prison environment and the lack of adequate infrastructure. In penal establishments without schools with formal education, this challenge becomes even greater, although there is specific legislation that determines the implementation of reading projects in these spaces. In this scenario, there is the teacher or reading mediator who must juggle to implement pedagogical actions with reading. In this perspective, the present dissertation had as its objective describe and interpret the teaching-learning of literary reading, as a phenomenon of human experience, under the bias of complexity and transdisciplinarity, experienced in a penal institution in Minas Gerais. The investigation was carried out with nine (09) young people serving sentences in a closed regime, with incomplete elementary education and aged between 18 and 29 years, in the Prison Unit of Santa Vitória - MG. From the standpoint of the absence of public politics that guarantee the right to formal education in this unit, the research sought to understand to what extent a literary reading project can fill this gap. Guided by the epistemology of Complexity (MORIN, 2003, 2007, 2008, 2015); the epistemology of Transdisciplinarity (NICOLESCU, 1999) and the three forces of literature (BARTHES, 2007), this research focused on the experiences of the participants involved, as well as those of the teacher-researcher when they share, in the prison space, the teaching-learning of literary reading. For the texts of the experience analysis, the Hermeneutic-Phenomenological Complex (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2016) methodological orientation of a qualitative nature was used, which seeks to interpret the experiences of the research participants. A priori, it started with a practice of pedagogical intervention promoted by the teacher-researcher, built in the light of the methodology of reception (BORDONI & AGUIAR, 1993). Through this method, the participants started from reading works close to their “expectation horizons” (JAUSS, 1994), to gradually broaden these horizons, through different literary works, with different aesthetic levels. The textual material for the research emerged from the experiences lived during the pedagogical intervention process in the workshops, from the notes in the critical-reflective diary and from the hermeneutic conversations carried out by these two research actors: teacher-researcher and participants. From these actions, the processes of interpretation of the phenomenon were applied: textualization, thematization, resignification and validation cycle, typical processes of the Hermeneutic-Phenomenological Complex Approach. The process of refinement and resignification allowed the emergence of the following hermeneutic-phenomenological themes: time - from which the sub-themes mind, concentration, dedication, freedom emerged; motivation - from which the sub-themes habit, preferences and involvement unfold; change - from which the sub-theme opportunity emerged; learning and finally, the connection theme, which were described and interpreted in this study.
Keywords: Leitura literária
Complexidade
Transdisciplinaridade
Remição pela leitura
Literary reading
Complexity
Transdisciplinarity
Remission by reading
Deprivation of liberty
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguistica
Detenção de pessoas - Leitura - Santa Vitória – MG
Incentivo à leitura - Santa Vitória – MG
Educação na literatura - Santa Vitória – MG
Literatura - Estudo e ensino
Prisioneiros e prisões brasileiras - Educação - Santa Vitória – MG
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: COSTA, Marcos Medeiros da. Da “sala” à “cela”: experiências vividas por jovens em privação de liberdade com a leitura numa perspectiva complexa e transdisciplinar. 2023. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.190
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.190
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38171
Date of defense: 24-Mar-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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