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dc.creatorPereira, Ana Júlia Cândido-
dc.date.accessioned2023-06-23T17:49:02Z-
dc.date.available2023-06-23T17:49:02Z-
dc.date.issued2023-06-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Júlia Cândido. Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the level of adherence of the questions asked in the accounting sufficiency exam to the technical competences foreseen in the international education standard International Education Standards 2 (IES 2). For that, descriptive research was carried out, with a q uantitative approach, which uses documental research procedures and content analysis. 300 questions taken from 6 editions of the sufficiency exam (2020/1 to 2022/2) were analyzed. This study offers contributions, both in the academic and practical scope, a lerting to a greater alignment of the pedagogical projects of the educational institutions and the certification of the accounting profession, respectively, to the international standards of accounting education, notably to the IES 2. It was verified that there is greater adherence to the exam about skills related to knowledge and application of international standards in accounting reports, in addition to reasonable adherence to skills related to decision making. Skills related to information and communica tion technologies, economics and strategy and business management are not required in the exam. It is emphasized that the research results are limited to the editions analyzed and the researcher's perception regarding the classification of questions by com petences and learning outcomes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectExame de suficiênciapt_BR
dc.subjectProficiency exampt_BR
dc.subjectComepetências técnicaspt_BR
dc.subjectTechnical skillspt_BR
dc.subjectInternational education standards (IES) 2pt_BR
dc.subjectInternational education standards (IES) 2pt_BR
dc.titleAderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Denise Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=6C82ECD1F959C9D55A72A00E7BFBD375.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Blind, Review-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Blind, Review-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de aderência das questões cobradas no exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de educação International Education Standards 2 (IES 2). Para tanto, realizou se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que se utiliza de procedimentos de pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 300 questões retiradas de 6 edições do exame de suficiência (2020/1 a 2022/2). Este estudo oferece contribuições, tanto no âmbito acadêmico quanto prático, alertando para um maior alinhamento dos projetos pedagógicos das instituições de ensino e da certificação da profissão de contador, respectivamente, aos padrões internacionais de educação contábil, notadamente a o IES 2. Verificou se que há maior aderência do exame no que se refere às competências relacionadas ao conhecimento e aplicação das normas internacionais nos relatórios de contabilidade, além da razoável aderência às competências relacionadas à tomada de decisão. Competências relacionadas a tecnologias de informação e comunicação, economia e estratégia e gestão empresarial não são requeridas no exame. Ressalta se que os resultados da pesquisa se limitam às edições analisadas e à percepção da pesquisadora quanto à classificação das questões por competências e resultados de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode137452015-
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