Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9638-3670
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2
Author: Pereira, Ana Júlia Cândido
First Advisor: Silva, Denise Mendes da
First member of the Committee: Blind, Review
Second member of the Committee: Blind, Review
Summary: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de aderência das questões cobradas no exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de educação International Education Standards 2 (IES 2). Para tanto, realizou se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, que se utiliza de procedimentos de pesquisa documental e análise de conteúdo. Foram analisadas 300 questões retiradas de 6 edições do exame de suficiência (2020/1 a 2022/2). Este estudo oferece contribuições, tanto no âmbito acadêmico quanto prático, alertando para um maior alinhamento dos projetos pedagógicos das instituições de ensino e da certificação da profissão de contador, respectivamente, aos padrões internacionais de educação contábil, notadamente a o IES 2. Verificou se que há maior aderência do exame no que se refere às competências relacionadas ao conhecimento e aplicação das normas internacionais nos relatórios de contabilidade, além da razoável aderência às competências relacionadas à tomada de decisão. Competências relacionadas a tecnologias de informação e comunicação, economia e estratégia e gestão empresarial não são requeridas no exame. Ressalta se que os resultados da pesquisa se limitam às edições analisadas e à percepção da pesquisadora quanto à classificação das questões por competências e resultados de aprendizagem.
Abstract: This research aims to analyze the level of adherence of the questions asked in the accounting sufficiency exam to the technical competences foreseen in the international education standard International Education Standards 2 (IES 2). For that, descriptive research was carried out, with a q uantitative approach, which uses documental research procedures and content analysis. 300 questions taken from 6 editions of the sufficiency exam (2020/1 to 2022/2) were analyzed. This study offers contributions, both in the academic and practical scope, a lerting to a greater alignment of the pedagogical projects of the educational institutions and the certification of the accounting profession, respectively, to the international standards of accounting education, notably to the IES 2. It was verified that there is greater adherence to the exam about skills related to knowledge and application of international standards in accounting reports, in addition to reasonable adherence to skills related to decision making. Skills related to information and communica tion technologies, economics and strategy and business management are not required in the exam. It is emphasized that the research results are limited to the editions analyzed and the researcher's perception regarding the classification of questions by com petences and learning outcomes.
Keywords: Exame de suficiência
Proficiency exam
Comepetências técnicas
Technical skills
International education standards (IES) 2
International education standards (IES) 2
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Ana Júlia Cândido. Aderência do exame de suficiência contábil às competências técnicas previstas no padrão internacional de Educação IES 2. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38138
Date of defense: 4-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AderênciaExameSuficiência.pdfTrabalho de Conclusão de Curso883.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons