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dc.creatorPelegrini, Ana Carolina Siqueira-
dc.date.accessioned2023-06-22T18:23:08Z-
dc.date.available2023-06-22T18:23:08Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.citationPELEGRINI, Ana Carolina Siqueira.ESG e estratégias sociais corporativas: Um estudo com instituições financeiras brasileiras de capital aberto entre os anos 2019-2021. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38127-
dc.description.abstractESG has been the subject of many discussions in the corporate world, considering three main aspects: environmental responsibility, social responsibility, and corporate governance responsibility. The objective of this study is to present the corporate social strategies disclosed in Integrated Reports in compliance with ESG, in the social aspect, in Brazilian open capital financial institutions (B3). Specifically, the paper addresses female, racial, and disabled participation, as well as presenting the main benefits offered, turnover, and employee turnover rates. The sample of the study includes six financial institutions (banks) listed on the Corporate Sustainability Index (ISE). Regarding the methodological approach, it is a descriptive and qualitative research that used bibliographic and documentary research. The paper provides a contextualization of ESG practices, emphasizing the social aspect and presents the data disclosed by financial institutions, describing diversity, inclusion, benefits, turnover, and employee turnover rates. Among other main results, it is observed that Santander and Banco Pan are the institutions with the highest diversity and inclusion, but also the highest turnover and employee turnover rates. The results also reveal that ESG topics reinforce labor and human rights, and that financial institutions are committed to meeting the Global Compact Principles. Given the current relevance and visibility of the topic, it is suggested, for future research and in a comparative sense, to expand the sample of the study and evaluate the performance in financial institutions not listed on the B3. It is also suggested to measure the impacts of activities on communities, evaluating employability indicators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectSocial responsibilitypt_BR
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.subjectFinancial institutionspt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectBenefíciospt_BR
dc.subjectBenefitspt_BR
dc.titleESG e estratégias sociais corporativas: Um estudo com instituições financeiras brasileiras de capital aberto entre os anos 2019-2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Jones, Graciela Dias Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=C90AB488C2D050BEB214C461EFC72BAF.buscatextual_0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ESG tem sido pauta de muitas discussões no mundo corporativo considerando três principais aspectos: responsabilidade ambiental, responsabilidade social e responsabilidade de governança corporativa. O objetivo deste estudo é apresentar as estratégias sociais corporativas divulgadas em Relatos Integrados em atendimento ao ESG, no aspecto social, nas instituições financeiras de capital aberto brasileiras (B3). Especificamente o trabalho aborda a participação feminina, racial e de pessoas com deficiência, bem como apresenta os principais benefícios ofertados , a rotatividade e desligamento do público interno . A amostra do trabalho contempla seis instituições financeiras (bancos) listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa que fez uso de pesquisas bibliográficas e documentais. O trabalho aborda uma contextualização das práticas ESG, enfatizando o aspecto Social e apresenta os dados divulgados pelas instituições financeiras, descrevendo os tópicos de diversidade, inclusão, benefícios, rotatividade e desligamento do público interno. Como principais resultados, entre outros, observa-se que o Santander e o Banco Pan são as instituições com maiores diversidades e inclusão mas também, os maiores índices de rotatividade e desligamento de colaboradores. Os resultados revelam ainda que as pautas ESG reforçam os direitos trabalhistas e humanos, e que as instituições financeiras estão comprometidas em atender aos Princípios do Pacto Global. Dada a atualidade e visibilidade do tema, sugere-se, para futuras pesquisas e em caráter comparativo, ampliar a amostra de estudo e avaliar o desempenho em instituições financeiras não listadas na B3. Sugere-se também realizar a mensuração dos impactos das atividades nas comunidades, avaliando os indicadores de empregabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode137402162-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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