Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38094
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Ricardo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T16:31:23Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T16:31:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Ricardo de. Periferia e protesto em canções de Versos Sangrentos (1999): A poética do Facção Central. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38094 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Hip hop | pt_BR |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Rap nacional | pt_BR |
dc.subject | Facção central | pt_BR |
dc.title | Periferia e protesto em canções de Versos Sangrentos (1999): A poética do Facção Central | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fiuza, Sandra Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4803368127056759 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teles, Ângela Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4983467611419379 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Filho, Aurelino José Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1031192975749323 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8893205419082526 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o hip-hop e o rap a partir de algumas canções do grupo de rap Facção Central. A primeira parte da pesquisa apresenta um breve histórico do hip-hop desde seu aparecimento nos bairros de Nova York, passando por sua chegada no Brasil, o desenvolvimento das posses e a junção dos elementos que o compõe, até o aparecimento do rap nacional. Discorremos também sobre as transformações ocorridas tanto no perfil dos artistas como nas músicas e suas temáticas em território brasileiro durante o período da ditadura empresarial-militar até a reabertura, momento em que se inicia o movimento hip-hop no Brasil. Na segunda parte apresentamos alguns aspectos da história do grupo Facção Central no contexto dos anos 1990 e do cotidiano da periferia, a partir de diferentes fontes históricas: músicas, entrevistas e depoimentos dos participantes do grupo. Ao focar nossa observação nas canções, selecionamos também jornais e revistas visando compreender como a periferia foi apresentada e representada pelos rappers. Identificamos que o grupo trava uma luta ideológica em suas canções, assumindo posturas frente ao hip-hop, criticando e denunciando os diversos problemas sociais existentes na sociedade atual, sobretudo na periferia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 70 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 137347216 | - |
Appears in Collections: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PeriferiaProtestoCanções.pdf | TCC | 324.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License