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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38086
Tipo de documento: | Memorial |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Posso te falar do meu sonho? Lugares remexidos da docência |
Autor: | Coimbra, Camila Lima |
Primer miembro de la banca: | Tuttman, Malvina |
Segundo miembro de la banca: | Aguiar, Márcia Ângela da Silva |
Tercer miembro de la banca: | Santiago, Maria Eliete |
Cuarto miembro de la banca: | Marcondes, Maria Inês |
Quinto miembro de la banca: | Longhini, Marcos Daniel |
Resumen: | Este Memorial cumpre requisitos para promoção da classe de professora associada IV para a de professora titular na Universidade Federal de Uberlândia. O Memorial tem como objetivo discorrer sobre a trajetória acadêmico-profissional e, para isso, recebeu o título: Posso te falar do meu sonho? Lugares remexidos da docência. Nesse exercício de recriação das memórias, ao longo da narrativa das histórias remexidas, assumo a docência como protagonista. Não nasci professora, mas me tornei professora quando fiz minha escolha de formação e profissão. Ser professora é condição para uma professora-pesquisadora, para uma professora-extensionista, para uma professora-gestora. As dimensões do trabalho em uma Universidade pública só estão como possibilidades porque sou professora. Partindo dessa premissa, o Memorial foi organizado em duas partes. A primeira parte, em que organizei tudo o que me constitui. Quais tempos, momentos, espaços profissionais que foram e fazem parte de mim. Estão comigo. Por isso a nomeei de “Constituinte Professora”. Cada memória foi nomeada e narrada a partir de sua importância em minha constituição. São 20 (vinte) seções que correspondem aos momentos do processo, iniciada com uma linha do tempo desenhada por Felipe Menegheti. Cada seção começa com um trecho do glossário do Memorial Virtual Paulo Freire, de acordo com o conteúdo tratado. Na segunda parte, apropriei-me do termo freireano e a intitulei de “A teoria do fazer”. Cada uma das 9(nove) seções começa com uma imagem de diversos/as artistas. Nessa parte, trago o que faço, o que penso e como tenho sido e vivido como professora na Universidade Federal de Uberlândia, desde o momento em que escolhi a minha área de conhecimento, o meu lugar na pesquisa, o espaço institucional que tenho trilhado, a partir dos vários caminhos constitutivos já descritos na primeira parte. Dois apêndices completam o Memorial, com a Linha do Tempo contada e o Glossário da Família. Criar, escrever e finalizar esse Memorial foi um exercício exigente mas necessário para a assunção de nossos sonhos. O sonho-projeto como ato político que acredita na transformação social necessária, na liberdade como condição humana, na democracia como base da sociedade, no direito e no respeito para todos/as. Posso te falar do meu sonho? |
Abstract: | This Memorial fulfills requirements for promotion from associate professor class IV to full professor at the Federal University of Uberlândia. The Memorial aims to discuss the academic-professional trajectory and, for that, received the title: Can I tell you about my dream? Stirred places of teaching. In this exercise of recreating memories, throughout the narrative of the remixed stories, I assume teaching as the protagonist. I wasn't born a teacher, but I became a teacher when I made my choice of education and profession. Being a teacher is a condition for a teacher-researcher, for a teacher-extensionist, for a teacher-manager. The dimensions of work at a public university are only possibilities because I am a teacher. Based on this premise, the Memorial was organized in two parts. The first part, in which I organized everything that constitutes me. What times, moments, professional spaces that were and are part of me. They are with me. That is why I named it the “Professor Constituent”. Each memory was named and narrated based on its importance in my constitution. There are 20 (twenty) sections that correspond to the moments of the process, starting with a timeline drawn by Felipe Menegheti. Each section begins with an excerpt from the glossary of the Paulo Freire Virtual Memorial, according to the content covered. In the second part, I appropriated the Freirean term and called it “The theory of doing”. Each of the 9 (nine) sections begins with an image of different artists. In this part, I bring what I do, what I think and how I have been and lived as a professor at the Federal University of Uberlândia, since the moment I chose my area of knowledge, my place in research, the institutional space that I have been treading, from the various constitutive paths already described in the first part. Two appendices complete the Memorial, with the Counted Time Line and the Family Glossary. Creating, writing and finalizing this Memorial was a demanding but necessary exercise for the assumption of our dreams. The dream-project as a political act that believes in the necessary social transformation, in freedom as a human condition, in democracy as the basis of society, in law and respect for all. Can I tell you about my dream? |
Palabras clave: | Memorial Acadêmico Academic Memorial Formação de Professores/as Teacher Training Categorias Freireanas Freirean categories Práxis revolucionária Revolutionary praxis |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Tema: | Educação Educação - Formação de professores Professores universitários Educadores - Biografia Freire, Paulo, 1921-1997 - Crítica e interpretação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COIMBRA, Camila Lima. Posso te falar do meu sonho? Lugares remexidos da docência. 2023. 395 f. Memorial Descritivo (Promoção para a Classe E - Professor Titular - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38086 |
Fecha de defensa: | 2-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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