Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38086
Tipo de documento: Memorial
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Posso te falar do meu sonho? Lugares remexidos da docência
Autor: Coimbra, Camila Lima
Primer miembro de la banca: Tuttman, Malvina
Segundo miembro de la banca: Aguiar, Márcia Ângela da Silva
Tercer miembro de la banca: Santiago, Maria Eliete
Cuarto miembro de la banca: Marcondes, Maria Inês
Quinto miembro de la banca: Longhini, Marcos Daniel
Resumen: Este Memorial cumpre requisitos para promoção da classe de professora associada IV para a de professora titular na Universidade Federal de Uberlândia. O Memorial tem como objetivo discorrer sobre a trajetória acadêmico-profissional e, para isso, recebeu o título: Posso te falar do meu sonho? Lugares remexidos da docência. Nesse exercício de recriação das memórias, ao longo da narrativa das histórias remexidas, assumo a docência como protagonista. Não nasci professora, mas me tornei professora quando fiz minha escolha de formação e profissão. Ser professora é condição para uma professora-pesquisadora, para uma professora-extensionista, para uma professora-gestora. As dimensões do trabalho em uma Universidade pública só estão como possibilidades porque sou professora. Partindo dessa premissa, o Memorial foi organizado em duas partes. A primeira parte, em que organizei tudo o que me constitui. Quais tempos, momentos, espaços profissionais que foram e fazem parte de mim. Estão comigo. Por isso a nomeei de “Constituinte Professora”. Cada memória foi nomeada e narrada a partir de sua importância em minha constituição. São 20 (vinte) seções que correspondem aos momentos do processo, iniciada com uma linha do tempo desenhada por Felipe Menegheti. Cada seção começa com um trecho do glossário do Memorial Virtual Paulo Freire, de acordo com o conteúdo tratado. Na segunda parte, apropriei-me do termo freireano e a intitulei de “A teoria do fazer”. Cada uma das 9(nove) seções começa com uma imagem de diversos/as artistas. Nessa parte, trago o que faço, o que penso e como tenho sido e vivido como professora na Universidade Federal de Uberlândia, desde o momento em que escolhi a minha área de conhecimento, o meu lugar na pesquisa, o espaço institucional que tenho trilhado, a partir dos vários caminhos constitutivos já descritos na primeira parte. Dois apêndices completam o Memorial, com a Linha do Tempo contada e o Glossário da Família. Criar, escrever e finalizar esse Memorial foi um exercício exigente mas necessário para a assunção de nossos sonhos. O sonho-projeto como ato político que acredita na transformação social necessária, na liberdade como condição humana, na democracia como base da sociedade, no direito e no respeito para todos/as. Posso te falar do meu sonho?
Abstract: This Memorial fulfills requirements for promotion from associate professor class IV to full professor at the Federal University of Uberlândia. The Memorial aims to discuss the academic-professional trajectory and, for that, received the title: Can I tell you about my dream? Stirred places of teaching. In this exercise of recreating memories, throughout the narrative of the remixed stories, I assume teaching as the protagonist. I wasn't born a teacher, but I became a teacher when I made my choice of education and profession. Being a teacher is a condition for a teacher-researcher, for a teacher-extensionist, for a teacher-manager. The dimensions of work at a public university are only possibilities because I am a teacher. Based on this premise, the Memorial was organized in two parts. The first part, in which I organized everything that constitutes me. What times, moments, professional spaces that were and are part of me. They are with me. That is why I named it the “Professor Constituent”. Each memory was named and narrated based on its importance in my constitution. There are 20 (twenty) sections that correspond to the moments of the process, starting with a timeline drawn by Felipe Menegheti. Each section begins with an excerpt from the glossary of the Paulo Freire Virtual Memorial, according to the content covered. In the second part, I appropriated the Freirean term and called it “The theory of doing”. Each of the 9 (nine) sections begins with an image of different artists. In this part, I bring what I do, what I think and how I have been and lived as a professor at the Federal University of Uberlândia, since the moment I chose my area of knowledge, my place in research, the institutional space that I have been treading, from the various constitutive paths already described in the first part. Two appendices complete the Memorial, with the Counted Time Line and the Family Glossary. Creating, writing and finalizing this Memorial was a demanding but necessary exercise for the assumption of our dreams. The dream-project as a political act that believes in the necessary social transformation, in freedom as a human condition, in democracy as the basis of society, in law and respect for all. Can I tell you about my dream?
Palabras clave: Memorial Acadêmico
Academic Memorial
Formação de Professores/as
Teacher Training
Categorias Freireanas
Freirean categories
Práxis revolucionária
Revolutionary praxis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Educação
Educação - Formação de professores
Professores universitários
Educadores - Biografia
Freire, Paulo, 1921-1997 - Crítica e interpretação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COIMBRA, Camila Lima. Posso te falar do meu sonho? Lugares remexidos da docência. 2023. 395 f. Memorial Descritivo (Promoção para a Classe E - Professor Titular - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38086
Fecha de defensa: 2-jun-2023
Aparece en las colecciones:MEMORIAL DESCRITIVO - Faculdade de Educação (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PossoTeFalar.pdf16.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.