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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38082
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Muitas águas: Despertar feminino e imaginário poético – figurações de Anima em Magma e em “A estória de Lélio e Lina” |
Título(s) alternativo(s): | Muitas Águas |
Autor(es): | Rocha, Hélen Cristina Pereira Rocha |
Primeiro orientador: | Souza, Enivalda Nunes Freitas e |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Elzimar Fernanda Nunes |
Segundo membro da banca: | Silva, Telma Borges da |
Terceiro membro da banca: | Paiva, Juliana Vittorazze Schroden de |
Quarto membro da banca: | Borges, Kelio Junior Santana |
Resumo: | Esta tese examina a obra poética de João Guimarães Rosa, Magma (1997), com a finalidade de rastrear o elemento feminino de seus poemas, procurando evidenciar seu caráter fecundante na prosa do autor mineiro. O fazer poético rosiano compõe-se de uma estética que se beneficia de uma linguagem mítico-simbólica que traz à tona uma figuração arquetípica expressa por meio de elementos como a água, a terra, a noite e a lua. Propõe-se, assim, uma análise dos poemas de Magma, objetivando definir de que modo Guimarães Rosa forja, nesses poemas, de uma maneira ainda mais sutil que na prosa, uma forma de abordagem do feminino como inconsciente criador, como núcleo primordial do qual emana a vida. Portanto, parte-se da hipótese de que, em seus poemas, Rosa parece evidenciar a manifestação do “poder feminino” a partir de imagens que remetem ao poder criador, inconsciente e fecundante da mulher. Sendo assim, procuraremos demonstrar de que modo os poemas de Magma introduzem uma temática que será contundentemente desenvolvida por Rosa em suas narrativas, e aqui nos remeteremos, especificamente, a uma de suas novelas que pertence ao livro No Urubuquaquá, no Pinhém, “A Estória de Lélio e Lina” (2001). Tomamos como aporte teórico, para nos embasar, tanto o elemento imaginário simbólico, bem como os aspectos inconscientes coletivos que permeiam a poesia de Guimarães Rosa, os estudos de Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Mircea Eliade. Ao término das discussões, demonstraremos, na poesia de Guimarães Rosa, um lirismo marcado pela presença de uma simbologia fenomenológica que aponta para a presença de arquétipos femininos que insurgem em face da temática telúrica desenvolvida nos poemas. |
Abstract: | This thesis analyses João Guimarães Rosa’s poetic work, Magma (1997), with the intention of tracing the feminine aspect of his poems, seeking to prove its fecund feature in the prose of the mineiro writer. Rosa’s poetic process is composed of an aesthetic that benefits from a mythical-symbolic language that brings out an archetypal figuration expressed through elements such as water, earth, night, and moon. Thus, an analysis of Magma's poems is proposed, aiming to define how Guimarães Rosa forges, in these poems, in an even more subtle way than in prose, a way of approaching the feminine as an unconscious creator, as an essential core from which emanates life. Therefore, it starts from the hypothesis that, in his poems, Rosa seems to evidence the manifestation of “female power” from images that refer to the creative, unconscious, and fecund power of women. So that, it will seek to demonstrate how Magma's poems introduce a theme that will be bluntly developed by Rosa in his narratives, and in this thesis, it will specifically refer to one of his novels that belongs to the book No Urubuquaquá, no Pinhém, “A história de Lélio e Lina” (2001). It will take as a theoretical contribution, to support this work, both the symbolic imaginary element, as well as the collective unconscious aspects that permeate the poetic of Guimarães Rosa, the studies by Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Mircea Eliade. At the end of the discussions, it will demonstrate, in the Guimarães Rosa’s poetic, a lyricism marked by the presence of a phenomenological symbology that points to the existence of female archetypes that rise in the face of the telluric theme developed in the poems. |
Palavras-chave: | Guimarães Rosa Magma “A estória de Lélio e Lina” Feminino Imaginário Feminine Imaginary |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Assunto: | Literatura Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Crítica e interpretação Mulheres na literatura Poesias brasileiras Diálogos imaginários |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | ROCHA, Hélen Cristina Pereira. Muitas Águas: Despertar feminino e imaginário poético – figurações de Anima em Magma e em “A estória de Lélio e Lina”. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Estudos literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.204. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.204 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38082 |
Data de defesa: | 6-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | TESE - Estudos Literários |
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