Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38024
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Larissa Abelardo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T19:03:33Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T19:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Larissa Abelardo de. “Prestenção”: o treinamento da atenção, na improvisação em dança e sua reverberações na composição e cena. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI:http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.601 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38024 | - |
dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze how attention is worked by groups and collectives of Improvisers in dance and how this reverberates in the compositional processes and in the scene. For this purpose we will try to explain the idea of Improvisation in dance, mainly about the concepts and procedures linked to the field of Real-Time Composition and Choreographic Game, as well as to approach the historical and aesthetic perspectives, presenting the main names of Contact Improvisation and Improvisation in dance since the 1960s until nowadays. This discussion is based on a bibliographical study of the topic and on interviews with artistic groups that are active in the field of dance improvisation in Brazil by means of questionnaires. This research is justified by the fact that it aims to broaden the study of dance improvisation processes and to analyze the attentional work in training, in the creation process and in the improvised scene. It seeks to answer the following question: How is the attentional work in dance improvisation used to enhance the work of groups and collectives in their composition processes and on stage? In this direction, this paper will present some ideas on how the development of attention has been worked by these groups, in order to contribute with the work done in improvisational practices, such as Choreographic Game, Improvised Scene or Real- Time Composition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Improvisation | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Atenção | pt_BR |
dc.subject | Attention | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Game | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Composition | pt_BR |
dc.title | “Prestenção”: o treinamento da atenção, na improvisação em dança e suas reverberações na composição e cena. | pt_BR |
dc.title.alternative | "Prestenção": the training of attention, in dance improvisation and its reverberations in composition and scene. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.citation.epage | Movimento (Representação teatral) | - |
dc.citation.epage | Dança - Representação teatral | - |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Jarbas Siqueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8633520438663625 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, José Eduardo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3627117545793761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7913529993809727 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4425171742559477 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem como objetivo analisar como a atenção é trabalhada por grupos e coletivos de Improvisadores em dança e como isso reverbera nos processos compositivos e na cena. Para tanto, buscaremos explicar sobre a ideia de Improvisação em dança, principalmente acerca dos conceitos e procedimentos vinculados ao campo da Composição em Tempo Real e do Jogo Coreográfico, bem como abordar as perspectivas históricas e estéticas, apresentando os principais nomes do Contato Improvisação e da Improvisação em dança desde os anos de 1960 até os dias atuais. Essa discussão tem como base um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas, por meio de questionários, aplicados a grupos artísticos que atuam no campo da Improvisação em dança no Brasil. Assim, essa pesquisa se justifica por propor a ampliação dos estudos acerca dos processos de Improvisação em dança, traçando uma análise reflexiva sobre o trabalho da atenção no treinamento, no processo de criação e na cena Improvisada, buscando responder a seguinte questão: Como a atenção é trabalhada na Improvisação em dança, a fim de potencializar o trabalho de grupos e coletivos nos seus processos de composição e em cena? Nessa direção, este texto apresentará algumas ideias sobre como se tem trabalhado o desenvolvimento da atenção por estes grupos, de modo a contribuir com o trabalho realizado nas práticas improvisacionais, como no Jogo Coreográfico, na cena Improvisada ou ainda na Composição em Tempo Real. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 114 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.601 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 2a30a21f-dcf3-47da-9d11-fe08ca888c60 | - |
dc.subject.autorizado | Teatro | - |
dc.subject.autorizado | Improvisação (Representação teatral) | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PrestençãoTreinamentoAtenção.pdf | 35.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License