Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38000
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7842-4159
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2025-05-24
Title: Efeito de agentes químicos enzimáticos para remoção seletiva de tecido cariado sobre esmalte e dentina de dentes humanos
Author: Souza, Wender Batista de
First Advisor: Paranhos, Luiz Renato
First coorientator: Candeiro, Caio Luiz Lins
First member of the Committee: Silva, Gisele Rodrigues
Second member of the Committee: Herval, Álex Moreira
Summary: A cárie dental trata-se de uma doença não transmissível, multifatorial, mediada por biofilme e modulada pela dieta, levando a perda de minerais dos tecidos duros dos dentes. Os tratamentos para cárie estão cada vez mais direcionados às terapias conservadoras, como a remoção seletiva do tecido cariado. Nesse contexto, surgem os agentes químicos, que facilitam a remoção do tecido cariado e oferecem maior conforto aos pacientes por dispensar o uso de brocas. Mesmo apresentando diversas vantagens ao cirurgião-dentista, ainda são necessário estudos que avaliem a ação desses agentes sobre o esmalte e dentina remanescente após a remoção da cárie. Nesse sentido, o presente estudo procurou avaliar a estrutura superficial, e dureza do esmalte e dentina, após a aplicação de removedores químicos enzimáticos, além do pH desses materiais. Para isso, um protocolo de pesquisa foi submetido e aprovado em um Comitê de Ética. Foi utilizado o Guia de Reporte para estudos laboratoriais (CRIS) deixando o estudo mais transparente e reproduzível. Foram utilizados 132 dentes humanos hígidos para confecção de discos de dentina, que foram submetidos a polimento e lavagem em cuba ultrassônica. Em seguida os materiais foram aplicados sobre os discos de acordo com os grupos experimentais: Gel hidrossolúvel a 2 minutos, ácido fosfórico 37% por 15 segundos em dentina e 30 segundos em esmalte, papacárie 30 segundos e 2 minutos, Brix 3000 2 minutos e 30 segundos. Os discos foram submetidos a ensaio de dureza Knoop (n=10), com 50gramas de carga a 15 segundos. As microfotografias da superfície da dentina, foram produzidas a partir do microscópio óptico do microdurômetro em aumento de 100x. Para medir o pH dos materiais, soluções nas concentrações de 0,1 e 2,7 ml foram preparadas para cada agente enzimático, e em seguida o pH foi aferido utilizando um pHmetro de bancada (n=6) e com fitas indicadoras de pH. Os achados de dureza Knoop do esmalte dental (n=10), apontam que após aplicação dos materiais, os agentes enzimáticos químico mecânicos não apresentaram diferença estatística do gel hidrossolúvel (p < 0,05). Na análise da dureza dentinária, o ácido fosfórico apresentou diferença estatística dos demais grupos (p < 0,05). No ensaio de pH o BX apresentou valores menores (4,37 ± 0,01) que o PD (4,85 ± 0,06). Houve diferença estatística entre os grupos (p<0,05). Foi possível concluir que os agentes químicos enzimáticos para remoção do tecido cariado dentinário não alteraram significativamente a dureza do esmalte e dentina, e apresentaram caráter ácido, mas não o suficiente para causar um condicionamento dentinário.
Keywords: Cárie dentária
Dureza
Materiais dentários
Dentística operatória
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::MATERIAIS ODONTOLOGICOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Wender Batista de. Efeito de agentes químicos enzimáticos para remoção seletiva de tecido cariado sobre esmalte e dentina de dentes humanos. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38000
Date of defense: 24-May-2023
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitoAgentesQuímicos.pdf
  Until 2025-05-24
TCC1.25 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons