Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37999
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6511-4944
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-05-26
Título: Acurácia dos padrões labiais na determinação do sexo e sua prevalência entre os sexos: uma revisão sistemática e meta-análise
Autor(es): Lima, Lorenna Keren Gomes
Primeiro orientador: Paranhos, Luiz Renato
Primeiro membro da banca: Araújo, Paula Caetano
Segundo membro da banca: Rodrigues, Renata Prata Cunha Bernardes
Resumo: A queiloscopia é uma área da odontologia forense que estuda os padrões labiais humanos com base nos sulcos presentes no vermelhão dos lábios. Frente a isto, este trabalho avaliou a prevalência dos padrões labiais entre os sexos, e analisar sua acurácia para a determinação do sexo. Uma revisão sistemática foi realizada seguindo as diretrizes PRISMA. Um protocolo foi submetido na base de dados PROSPERO. Foi realizado uma busca ampla, em seis bases de dados (Embase, LILACS, PubMed, SciELO, Scopus e Web of Science) como fontes primárias de pesquisa e, três bases de dados (Open Grey e Open Thesis e OATD) para busca parcial da “literatura cinzenta”. Apenas estudos observacionais transversais que utilizaram a queiloscopia para avaliar os padrões labiais entre os sexos foram incluídos, além de estudos de acurácia para determinação do sexo. Não houve restrição de idioma e ano de publicação. A avaliação do risco de viés dos estudos foi realizada utilizando a ferramenta de avaliação JBI. O GRADE foi usado para avaliar o nível de evidência. A busca resultou em 3977 registros, publicados entre 1982 e 2019. Setenta e dois estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na análise qualitativa (n= 22.965 participantes), e vinte e quatro estudos foram amostrados para a meta-análise. Cinquenta estudos apresentaram baixo risco de viés. A técnica de classificação de Suzuki e Tsuchihashi, para determinar o padrão labial, foi a mais prevalente entre os estudos. A acurácia da determinação do sexo por meio da queiloscopia variou entre 52,7 e 93,5%, enquanto a acurácia combinada foi de 76,8% (IC 95% = 65,8; 87,7). Não houve diferença entre a acurácia para identificar sexo masculino ou feminino (OR= 0,71; IC 95% = 0,26; 1,99). A análise dos estudos sobre a determinação do sexo por meio da queiloscopia revelou que os percentuais de precisão são variáveis, o que gera maior incerteza e preocupação. O desempenho pouco claro da técnica pode levar à prática forense errada.
Palavras-chave: Lábio
Odontologia legal
Sexo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Lorenna Keren Gomes. Acurácia dos padrões labiais na determinação do sexo e sua prevalência entre os sexos: uma revisão sistemática e meta-análise. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37999
Data de defesa: 26-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lorenna Keren. PDF.A.pdf
  Até 2025-05-26
TCC = Trabalho de Conclusão de Curso531.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons