Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37991
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-8040-7146
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-05-22
Título: Abordagem conservadora de ameloblastoma mandibular associada a solução de carnoy: Relato de caso
Autor: França, Lucas Ramos
Primer orientador: Lima, Lívia Bonjardim
Primer miembro de la banca: Furtado, Lair Mambrini
Segundo miembro de la banca: Cardoso, Sérgio Vitorino
Tercer miembro de la banca: Carvalho, Allyne Jocelino Daloia de
Resumen: O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno, que apresenta como principais características a sua agressividade, capacidade de infiltração e alta taxa de recidiva. Esse tumor é dividido em convencional, unicístico e extra-ósseo. O tratamento pode ser realizado de maneira conservadora ou radical e, para a escolha correta, é importante considerar as condições sistêmicas do paciente, uma vez que a forma conservadora de tratar não causa mutilações, porém haverá chances de recidiva e a forma radical diminui as chances de recidiva, uma vez que remove completamente a região acometida. Este trabalho relata o caso de um paciente de 92 anos, sexo masculino, leucodermo que queixava-se de aumento de volume, que ocorreu lentamente, na região do rebordo anteroinferior da mandíbula. Ao exame clínico verificou-se uma lesão nodular única de 5 cm, arroxeada e fibrosa. Solicitou-se uma radiografia panorâmica e foi visualizada uma lesão radiolúcida e unilocular na região da mandíbula. Assim, a equipe de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Universidade Federal de Uberlândia, optou por realizar uma punção aspirativa, uma biópsia incisional para exame histopatológico e uma marsupialização no mesmo tempo cirúrgico para diminuir a cavidade cística e possibilitar a realização de uma enucleação futura. A escolha pelo tratamento conservador foi realizada, uma vez que as condições sistêmicas de um paciente de 92 anos dificultam a realização de uma procedimento de ressecção de mandíbula, seguida de um enxerto de crista ilíaca, em centro cirúrgico sob anestesia geral. Portanto, a marsupialização, o acompanhamento e higienização da região constante por 4 meses e a enucleção, seguida de uso de solução de Carnoy sob anestesia local tornaram-se a conduta com melhor benefício para o paciente. Atualmente, o paciente é acompanhado periodicamente durante os 12 meses de pós-operatório e apresenta uma neoformação óssea satisfatória na região e sem nenhuma queixa, o que evidencia o sucesso da escolha por um tratamento conservador em um caso de ameloblastoma convencional.
Palabras clave: Ameloblastoma
Ameloblastoma
Mandíbula
Mandible
Tratamento conservador
Conservative treatment
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANÇA, Lucas Ramos. Abordagem conservadora de ameloblastoma mandibular associada a solução de carnoy: Relato de caso. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37991
Fecha de defensa: 22-may-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AbordagConservadoradeAmeloblastoma.pdf
  Hasta 2025-05-22
TCC2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.