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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37934
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Residência |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2025-03-30 |
Título: | Relato de experiência sobre o processo de aprendizado por meio de atendimentos terapêuticos multiprofissionais de gerenciamento on-line durante a Residência Multiprofissional em Saude Mental |
Autor: | Pereira, Janaina Aguero |
Primer orientador: | Zago, Karine Santana de Azevedo |
Primer miembro de la banca: | Gomes, Fabíola Alves |
Segundo miembro de la banca: | Garcia, Valéria Paiva Casasanta |
Resumen: | Introdução: A Organização Mundial da Saúde declarou no dia 20 de janeiro de 2020 que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, realizando orientações em relação a medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus. Desde então, muitas notícias surgem com relação a transmissão da doença, número de infectados, em meio a outras informações que levaram a insegura e medo gerando impactos em diversas áreas da vida, afetando a saúde mental da sociedade. Pensando nesta realidade, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a experiência do atendimento on-line em saúde mental durante a residência multiprofissional em saúde, durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: Estudo descritivo e reflexivo, de natureza qualitativa, na modalidade de relato de experiência realizado a partir da vivência de uma enfermeira residente. Resultados e discussão: Diante do panorama pandêmico a proposta para a residência em saúde mental foi dividir o campo prático em cuidados hospitalares e emergenciais com a proposta de atendimento multiprofissional on-line em saúde mental, por meio do projeto Proteger-se, você não está só, um programa de cuidado multiprofissional em saúde mental on-line na perspectiva do acolhimento, proporcionou também tutorias multiprofissionais on-line com o grupo de colaboradores que atendiam e um(a) tutor(a) para discussão dos casos e as possíveis condutas, por meio de debates onde todos refletiam em conjunto a cerca dos pontos importantes, enfatizando a singularidade de cada ser, levando em conta questões biopsicossociais e pensando em possibilidades de atendimento para cada caso. Considerações Finais: A pandemia de COVID-19 impactou diversas pessoas que enfrentam essa crise com relação a saúde física e mental, e por isso, é necessário executar políticas públicas de saúde mental e oferecer suporte para o enfrentamento das repercussões da COVID-19 com intuito de minimizar impactos negativos. O processo de formação da residência em saúde mental, por meio do projeto de atendimento on-line pôde ser um espaço frutífero de aprendizado e prática pofissional, sendo um recurso tecnólogico potente e eficiente para efetivar atendimentos terapêuticos. |
Abstract: | Introduction: The World Health Organization declared on January 20, 2020 that the outbreak of the new coronavirus constitutes a Public Health Emergency of International Concern, providing guidance regarding preventive measures to prevent the spread of the virus. Since then, many news have emerged regarding the transmission of the disease, the number of infected people, among other information that led to insecurity and fear, generating impacts in different areas of life, affecting the mental health of society. Thinking about this reality, the present experience report aims to present the experience of online mental health care during the multiprofessional residency in health, during the COVID-19 pandemic. Methodology: Descriptive and reflective study, of a qualitative nature, in the form of an experience report based on the experience of a resident nurse. Results and discussion: In view of the pandemic scenario, the proposal for mental health residency was to divide the practical field into hospital and emergency care with the proposal of online multidisciplinary mental health care, through the Protect yourself project, you are not only, an online multidisciplinary mental health care program from the perspective of welcoming, also provided online multidisciplinary tutoring with the group of collaborators who attended and a tutor to discuss cases and possible conducts, through debates where everyone reflected together about the important points, emphasizing the uniqueness of each being, taking into account biopsychosocial issues and thinking about possibilities of care for each case. Final Considerations: The COVID19 pandemic has impacted many people who are facing this crisis in terms of their physical and mental health, and therefore, it is necessary to implement public mental health policies and offer support to face the repercussions of COVID-19 with the aim of to minimize negative impacts. The training process of residency in mental health, through the online care project, could be a fruitful space for learning and professional practice, being a powerful and efficient technological resource to carry out therapeutic care. |
Palabras clave: | Saude mental Covid-19 Sistemas on-line Serviços de saude mental |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PEREIRA, Janaina Aguero. Relato de experiência sobre o processo de aprendizado por meio de atendimentos terapêuticos multiprofissionais de gerenciamento on-line durante a Residência Multiprofissional em Saude Mental. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37934 |
Fecha de defensa: | 30-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCR - Ciências da Saúde |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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