Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37890
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-7085-3452
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise de sentimentos expressos no Twitter em relação aos candidatos da eleição presidencial de 2022
Author: Silva, Sarah Maria Braga
First Advisor: Paiva, Elaine Ribeiro de Faria
First member of the Committee: Dorça, Fabiano Azevedo
Second member of the Committee: Brasil, Christiane Regina Soares
Summary: Redes sociais são espaços na internet que permitem o compartilhamento e criação de conteúdo pelos seus usuários, sendo consideradas importantes para expressão de opiniões e debates online. Dentre as redes sociais existentes, temos o Twitter, cujo foco principal é o compartilhamento de textos curtos, chamados de tweets. Um dos principais assuntos debatidos na rede é a política, principalmente durante períodos de campanha eleitoral, como foi o caso de 2022. Nesse sentido, políticos têm utilizado as redes sociais cada vez mais para se conectar com seus eleitores e divulgar suas campanhas, gerando engajamento, comentários, notícias e discussões a seu respeito. Este trabalho visa analisar sentimentos expressos pelos usuários do Twitter em relação aos candidatos à presidência da eleição de 2022, com o objetivo de verificar se o desempenho dos candidatos na eleição presidencial está relacionado com a sua popularidade nas redes sociais. Para isso, dados provenientes dessa rede social foram coletados, pré-processados e classificados com o SVM, o algoritmo classificador escolhido para este projeto. A partir dos resultados, notou-se que é possível obter semelhanças entre a popularidade do candidato na rede social e sua intenção de voto em pesquisas eleitorais. Porém, não foram encontradas associações entre a popularidade de certo candidato e seu desempenho na eleição. Também foi observado que a quantidade de tweets coletados do candidato é uma métrica importante a ser analisada em conjunto com a sua taxa de aprovação, pois apesar de o candidato ser bem aprovado nas redes sociais, nem sempre ele será o mais comentado e, consequentemente, mais conhecido pelos usuários da rede social, impactando diretamente o seu desempenho na eleição.
Keywords: Análise de sentimentos
Mineração de textos
Twitter
Eleições presidenciais
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Sarah Maria Braga. Análise de sentimentos expressos no Twitter em relação aos candidatos da eleição presidencial de 2022. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37890
Date of defense: 30-Jan-2023
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseSentimentosTwitter.pdfTCC15.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons