Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37870
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-2488-7914
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-02-07
Título: Extração de celulose e das hemiceluloses a partir da palha de milho e cationização da celulose em meio aquoso com NaOH/Ureia
Autor(es): Aquino, Guilherme Souza de
Primeiro orientador: Amaral, Fábio Augusto do
Primeiro coorientador: Ribeiro, Elaine Angélica Mundim
Primeiro membro da banca: Pasquini, Daniel
Segundo membro da banca: Alves, Ana Gabriela Tomé
Resumo: A tendência para recursos renováveis levou a um aumento global nas pesquisas de celulose nos últimos dez anos. Pesquisas que descrevem os destaques do progresso realizado nesta área, que proporcionaram um melhor aproveitamento da estrutura dos derivados de celulose, a adaptação de produtos, processos alternativos de produção, entre outros. A palha de milho é um resíduo agrícola que geralmente é incinerado ou utilizado como artesanato, no tabagismo e embalagens culinárias, sendo um material abundante, porém pouco aproveitado de forma a gerar produtos com maior valor agregado. Neste trabalho, a palha de milho (PM) foi utilizada como fonte alternativa no processo de polpação e cationização. O presente trabalho está dividido em duas etapas, a síntese de celulose e hemiceluloses visando a melhor combinação possível de reagentes na extração das frações da holocelulose e o estudo para cationização da celulose em meio aquoso de NaOH/Ureia utilizando micro-ondas. Para a caracterização dos experimentos foi realizado a determinação da lignina residual presente, determinação da massa molecular viscosimétrica, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier da celulose (FTIR), análise elementar (AE) e grau de substituição (GS). Com o estudo concluiu-se que o método ensaiado para a deslignificação da PM apresentou resultados satisfatórios com proporção (2,5% ± 0,5) de teores de lignina residual nos pontos que apresentaram uma melhor eficiência. Já a cationização da celulose apresentou indícios positivos na quantificação do grau de substituição em 0,52. Com isso, a obtenção de holocelulose do material lignocelulósico através da oxidação alcalina em meio alcóolico utilizando peróxido de hidrogênio se mostram alternativas promissoras na substituição das metodologias tradicionais utilizadas.
Palavras-chave: Palha de milho
Deslignificação
Celulose
Hemiceluloses
Celulose catiônica
Corn stover
Delignification
Cellulose
Hemicelluloses
Cationic cellulose
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AQUINO, Guilherme Souza de. Extração de celulose e hemiceluloses a partir da palha de milho e cationização da celulose em meio aquoso com NaOH/Ureia. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37870
Data de defesa: 7-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExtraçãoCeluloseHemiceluloses.pdf
  Até 2025-02-07
1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.