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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0337-7586
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Descontruindo Amélia: análise do perfil das estudantes de graduação das Instituições Federais brasileiras
Alternate title (s): Deconstructing Amélia: analysis of the profile of undergraduate students from Brazilian Federal Institutions
Author: Santana, Ana Carolina Silva
First Advisor: Enoque, Alessandro Gomes
Second Counselor: Silva, Leonardo Barbosa e
First member of the Committee: Ferreira, Jorgetânia da Silva
Second member of the Committee: Abrão, Larissa Guimarães Martins
Summary: O espaço escolar, assim como o mercado de trabalho, tem sido ocupado pelas mulheres no Brasil e no mundo ao longo do século XX e XXI. O ensino superior apesar de ser um espaço privilegiado para a formação humana e profissional também é um espaço de manutenção de relações, sendo marcado por desigualdades de classes, étnico-raciais e de gênero, uma vez que a dinâmica de exclusão externa ao espaço escolar é nele reproduzida. O mundo do trabalho, por sua vez, é conectado com a dimensão educacional, pois ela, em seus mais diversos níveis, é influenciada pelas relações desiguais de trabalho, ao passo que o ingresso no mercado de trabalho também sofre influência direta das desigualdades de acesso educacionais, sendo dois aspectos de uma mesma totalidade. O objetivo da pesquisa visa analisar as relações entre o ensino superior, o mundo do trabalho e as desigualdades de gênero e classe. Para isto será realizado um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, mediante coleta de dados por Análise de Conteúdo e Análise de Dados. Para o caso da última, utilizando-se a base de dados da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES (2018) sobre a participação da mulher no mercado de trabalho e no Ensino Superior Brasileiro. As conclusões parciais da pesquisa indicam o crescimento da participação das mulheres no Brasil tanto no mercado de trabalho quanto no ensino superior, principalmente desde os anos 70, possibilitando maior segurança empregatícia e melhores rendimentos; porém também é notado um crescimento das mulheres nas ocupações com menor seguridade e menor qualidade, com altas taxas de informalidade, e menor renda se comparada com os homens de mesma profissão. A pesquisa parcial também aponta para uma sexualização das ocupações dentro do espaço acadêmico das Instituições Federais de Ensino Superior.
Abstract: The scholar space, as well as the labor market, has been occupied by women in Brazil and in the world throughout the 20th and 21st centuries. Higher education, despite being a privileged space for human and professional education is also a space for maintaining relationships, being marked by inequalities of classes, ethnic-racial and gender, since the dynamics of exclusion external to the school space is reproduced in it. The labor world, in turn, is connected with the educational dimension, due to, in its most diverse levels, is influenced by unequal work relationships, while entering the labor market is also directly influenced by educational access inequalities, two aspects of the same totality. The aim of this research is to analyze the relations between higher education, the world of work and gender and class inequalities. For this, a study will be carried out with a qualitative and quantitative approach, with bibliographic and documentary research, with data collection by Content Analysis and Data Analysis. In the case of the latter, using the database of the V National Survey of Socioeconomic and Cultural Profile of undergraduate students of IFES (2018) on the participation of women in the labor market and in Brazilian Higher Education. The partial conclusions of the research indicate the growth of women's participation in Brazil in both the labor market and higher education, especially since the 1970s, enabling greater employment security and better incomes; however, it is also noticed a growth of women in occupations with lower security and lower quality, with high informality rates, and lower income compared to men of the same profession. Partial research also points to a sexualization of occupations within the academic space of federal institutions of higher education.
Keywords: Mundo do Trabalho
Ensino Superior
Gênero
Labor World
Higher Education
Gender
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Subject: Ciências sociais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Quote: SANTANA, Ana Carolina Silva. Descontruindo Amélia: análise do perfil das estudantes de graduação das Instituições Federais brasileiras. 2022. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8046
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8046
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37860
Date of defense: 20-Dec-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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