Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37791
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Aprendizagem ativa de língua inglesa e sala de aula invertida: tecnologias digitais no ensino médio integrado |
Alternate title (s): | Active learning english and flipped classroom: digital technologies in integrated high school |
Author: | Queiroz, Alessandra Ribeiro |
First Advisor: | Ribas, Fernanda Costa |
First member of the Committee: | Murta, Cláudia Almeida Rodrigues |
Second member of the Committee: | Souza, Valeska Virgínia Soares |
Summary: | As tecnologias digitais estão presentes na vida dos jovens e facilitam a circulação e o compartilhamento de informações da Internet, por meio de sites e redes sociais, em diferentes modalidades e gêneros textuais. Torna-se importante privilegiar na escola práticas pedagógicas que versam sobre a realidade do estudante, tão marcada pelo digital, possibilitando aprendizagens mais ativas e significativas, que, por sua vez, podem proporcionar uma postura mais reflexiva e autônoma no aprendiz. Uma forma de proporcionar a aprendizagem ativa do aluno é pela adoção de metodologias ativas, como a sala de aula invertida, modelo de ensino híbrido que, segundo diversos autores (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015; BERGMANN; SAMS, 2018; MILL, 2021), pode trazer benefícios para a educação, em comparação a um ensino tradicional. Pensando em como as metodologias ativas poderiam impactar, mais especificamente, o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, a presente pesquisa foi proposta com o objetivo geral de investigar como as tecnologias digitais e o ensino de conteúdos gramaticais, em um modelo de sala de aula invertida, podem estimular a aprendizagem ativa de língua inglesa no ensino médio integrado. Os objetivos específicos da pesquisa foram: a) identificar o relacionamento dos estudantes do ensino médio integrado com as tecnologias digitais e com a língua inglesa e b) analisar o impacto do ensino de conteúdos gramaticais, em um modelo de sala de aula invertida, na aprendizagem ativa de língua inglesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, nos baseamos em autores como: Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bergmann e Sams (2018), Horn e Staker (2015), Kenski (2012), Mill (2021) e Ribeiro (2020), dentre outros, que tratam da aprendizagem ativa do estudante e das metodologias ativas. A pesquisa possui caráter qualitativo e intervencionista e foi desenvolvida no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Os participantes da pesquisa foram estudantes do segundo ano técnico em Informática integrado. Um questionário e uma entrevista semiestruturada com os alunos participantes foram empregados na geração dos dados. Além disso, foram consideradas também as unidades didáticas propostas como parte do projeto de intervenção. Os resultados da pesquisa mostram que as tecnologias digitais trazem motivação, dinamismo e praticidade às aulas de língua inglesa e podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem ativa dos alunos. Além disso, foi constatado que o modelo SAI, por não ser uma metodologia habitual no ensino médio integrado, pode trazer desafios ao professor de língua inglesa e aos alunos. Conclui-se, assim, que mais do que tecnologizar o ensino de inglês, é preciso (re)significar a abordagem de ensinar línguas, integrando as tecnologias digitais de forma refletida para que essas auxiliem a aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | Digital technologies are present in young people's lives and facilitate the circulation and sharing of information on the Internet, through websites and social networks, in different modalities and textual genres. It is important to privilege pedagogical practices at school that deal with the student's reality, so marked by the digital, enabling more active and meaningful learning, which, in turn, can provide a more reflective and autonomous posture in the learner. One way to provide active student learning is by adopting active methodologies, such as the Flipped Classroom, a hybrid teaching model, which, according to several authors (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015; BERGMANN; SAMS, 2018; MILL, 2021), can bring benefits to education, compared to traditional teaching. To investigate how digital technologies could impact, more specifically, The English teaching and learning process this research study was proposed. Its aim was to investigate how digital technologies, and the teaching of grammatical contents, in a Flipped Classroom model, could stimulate active English language learning in integrated secondary education. The specific objectives of the study were: a) to identify the relationship of high school students with digital technologies and with the English language and b) to analyze the impact of the teaching of grammatical contents, in a Flipped Classroom model, on English active learning. For the development of this research, we relied on authors such as: Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bergmann and Sams (2018), Horn and Staker (2015), Kenski (2012), Mill (2021) and Ribeiro (2020), among others, which deal with student active learning and active methodologies. The research has a qualitative and interventionist character and was developed at the Federal Institute of Northern Minas Gerais (IFNMG). The research participants were students of the second technical year studying Integrated Informatics. A questionnaire and a semi-structured interview with the participating students were used to generate the data. In addition, the didactic units proposed as part of the intervention project were also considered. Results show that digital technologies bring motivation, dynamism and practicality to English language classes and can help in the development of students' active learning. In addition, it was found that the Flipped Classroom model, as it is not a common methodology in integrated secondary education, can bring challenges to the English language teacher and learners. It is concluded, therefore, that more than making English teaching technological, it is necessary to (re)signify language teaching approaches, integrating digital technologies in a reflected way so that they help students' learning. |
Keywords: | Língua Inglesa Tecnologias Digitais Sala de Aula Invertida Aprendizagem Ativa English language Digital technologies Flipped Classroom Active learning |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Subject: | Linguística |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | QUEIROZ, Alessandra Ribeiro. Aprendizagem ativa de língua inglesa e sala de aula invertida: tecnologias digitais no ensino médio integrado. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7045. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7045 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37791 |
Date of defense: | 28-Feb-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemAtivaLíngua.pdf | Dissertação | 5.51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.