Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental |
Author: | Fernandes, Simone Barbosa Mello |
First Advisor: | Morais, Drausio Honorio |
First member of the Committee: | França, Luciano Cavalcante de Jesus |
Second member of the Committee: | Lopes, Olívia Pereira |
Summary: | Este trabalho de pesquisa, em seu caráter amplo, buscou verificar as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio e seu impacto na educação ambiental. Justifica-se o presente estudo pela importância, contemporaneidade e abrangência do tema, haja vista a lacuna de estudos científicos publicados até o momento na literatura referente a este campo da aplicação transversal pedagógico. Como objetivo geral, buscou-se compreender os desafios para professores do Novo Ensino Médio no município de Monte Carmelo (MG), das escolas estaduais Professor Vicente Lopez Perez e Gregoriano Canedo para a aplicação da transversalidade na construção do saber ambiental. A metodologia aplicada nesta investigação é de natureza qualitativa bibliográfica, com a apresentação de um estudo de caso nas escolas supracitadas. Como hipótese preliminar, pretendeu-se constatar se existiam múltiplos elementos capazes de obstaculizar o trabalho dos docentes no emprego da transversalidade no ensino ambiental. Os resultados desse estudo indicam que para a implementação da Educação Ambiental nas escolas na vertente do Novo Ensino Médio esbarramos em vários obstáculos e os principais são problemas de estruturação da rede física, principalmente da rede pública e a falta de capacitações dos docentes para que possam trabalhar na prática a Educação Ambiental, pois os docentes necessitam de uma formação inicial e continuada, para que sejam preparados para trabalhar Educação Ambiental de forma interdisciplinar e transversal. |
Keywords: | Educação Ambiental Environmental Education Novo Ensino Médio Transversalidade New High School. Transversality |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | FERNANDES, Simone Barbosa Mello. O novo ensino médio: Os desafios do professor na construção da transversalidade do conhecimento ambiental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37745 |
Date of defense: | 2-Mar-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Agronomia (Monte Carmelo) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NovoEnsinoMédio.pdf | TCC | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.