Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37744
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1320-3221
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeitos da divulgação de rankings e indicadores nas práticas contábeis dos municípios
Título(s) alternativo(s): Effects of the disclosure of rankings and ratings on the accounting practices of municipalities
Efectos de la divulgación de clasificaciones e indicadores sobre las prácticas contables de los municipios
Autor(es): Camargos Júnior, Paulo Guido de Novaes
Primeiro orientador: Azevedo, Ricardo Rocha de
Primeiro membro da banca: Andrade, Maria Elisabeth Moreira Carvalho
Segundo membro da banca: Lima, Diana Vaz de
Terceiro membro da banca: Diniz, Josedilton Alves
Resumo: Rankings e indicadores tornaram-se cada vez mais difundidos, tanto como instrumento de gerenciamento das organizações quanto nas representações externas de sua qualidade, eficiência e responsabilidade para o público geral. A ampliação do uso de rankings e indicadores tem sido impulsionada pelo avanço tecnológico, que oferece recursos necessários para a geração e captação das informações nesse formato. No setor público, a mensuração de desempenho tem contribuído para o alcance de alguns objetivos, tais como a transparência de resultados e a melhoria na prestação dos serviços à população. A pesquisa teve como objetivo verificar como as práticas contábeis nas Prefeituras Municipais são afetadas pela divulgação de rankings e indicadores elaborados por stakeholders externos. A dissertação, teve sua análise dividida em duas etapas, uma etapa quantitativa e uma etapa qualitativa que conversam entre si para responder à questão de pesquisa. Na etapa quantitativa foi selecionado o Ranking de Qualidade da Informação Contábil no Siconfi desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Foram definidas quatro hipóteses derivadas da literatura para analisar este ranking. Na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa qualitativa e interpretativista, utilizando entrevistas semiestruturadas como principal fonte de coleta e a legitimidade institucional como lente teórica. Foram realizadas 24 entrevistas com os gestores públicos, contadores, controladores e consultores envolvidos no processo de análise ou elaboração de rankings ou indicadores. Como resultados a pesquisa demonstrou na etapa quantitativa um efeito de aprendizagem, em que os municípios têm percebido a existência dos rankings e atuado para melhoria nos indicadores selecionados, além de serem identificadas relações da estrutura com o aprimoramento das métricas avaliadas e que prazos definidos por normas não têm tido efeito sobre a prioridade de ação dos municípios. Na avaliação qualitativa, foram discutidos os efeitos da legitimidade pela divulgação de rankings e indicadores, o fluxo da criação para com o início das mudanças internas, as estratégias dos ranqueados para melhoria das práticas e as condições para a mudança nas práticas internas. Os resultados indicam que existem fatores além da legitimidade do ranking para a produção das melhorias nas práticas pelos municípios. A pesquisa contribui em demonstrar aos elaboradores de rankings como a definição de métricas que ilustram melhor a realidade dos ranqueados pode gerar uma percepção dos stakeholders da relevância das métricas definidas. E contribuição à literatura e ao campo acadêmico, considerando a escassez de trabalhos internacionais e nacionais na avaliação dos efeitos gerados pelos rankings, considerando como área de análise os órgãos públicos. Os resultados trazem implicações para os elaboradores de rankings e indicadores, tais como a STN, que devem se atentar para os efeitos ocasionados pela divulgação e da definição das métricas utilizadas, em especial ao efeito de adoção cerimonial e manipulações ocorridas.
Abstract: Rankings and indicators have become increasingly widespread, both as a management tool for organizations and as external representations of their quality, efficiency, and responsibility to the public. The expansion use of rankings and indicators has been driven by technological advances, which offer the necessary resources to generate and capture information in this format. In the public sector, performance measurement has contributed to achieving some objectives, such as transparency of results and improvement in the provision of services to the population. The research aimed to verify how the accounting practices by local governments are affected by the disclosure of rankings and indicators prepared by external stakeholders. This dissertation, developed into two stages, a quantitative stage, and a qualitative stage. In the quantitative stage, the Ranking of Quality of Accounting Information in Siconfi, developed by the National Treasury Secretariat, was selected. Four hypotheses, derived from the literature, were defined to analyze this ranking. In the second stage, a qualitative and interpretative research was carried out, using semi-structured interviews as the main source of data collection and institutional legitimacy as a theoretical lens. 24 interviews were carried out with public managers, accountants, controllers, and consultants involved in the process of analysis or elaboration of rankings or indicators. As a result, the research demonstrated a learning effect in the quantitative stage, in which the municipalities have noticed the existence of rankings and acted to improve the selected indicators, in addition to identifying structure relationships with the improvement of the evaluated metrics and that deadlines defined by norms have had no effect on the priorities for action by municipalities. In the second stage, the effects of legitimacy through the dissemination of rankings and indicators, the flow of creation towards the beginning of internal changes, the strategies for improving practices and the conditions for changing internal practices were discussed. The results indicate that there are factors beyond the legitimacy of the ranking to produce improvements in practices by municipalities. The research contributes to helping ranking makers with a focus on defining metrics that better illustrate the reality of those ranked and thus generate a perception of stakeholders of the relevance of the defined metrics. And a contribution to the literature and the academic field, considering the scarcity of international and national works in the evaluation of the effects generated by rankings, considering public sector as an area of analysis. The results have implications for ranking and indicator developers, who must pay attention to the effects caused by the disclosure and definition of the metrics used, the effect of ceremonial adoption and manipulations that took place.
Palavras-chave: Rankings
Indicadores
Uso estratégico da informação
Governos locais
Rankings
Local governments
Strategic use of information
Ratings
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Referência: CAMARGOS JUNIOR, Paulo Guido de Novaes. Efeitos da divulgação de rankings e indicadores nas práticas contábeis dos municípios. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.194.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.194
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37744
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitosInstitucionaisRankingIndicadores.pdfEfeitos Institucionais Rankings e Indicadores3.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.