Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37710
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-1056-7858 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Brincando e aprendendo: Vivências e reflexões no processo de organização de uma mostra de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Playing and learning: experiences and reflections in the organization process of a science exhibition |
Autor(es): | Santos, Analice Alves Marques dos |
Primeiro orientador: | Santos, Silvia Martins dos |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Gustavo Foresto Brito de |
Segundo membro da banca: | Tozoni, José Roberto |
Resumo: | Temos como responsabilidade retornar o conhecimento produzido dentro do ambiente acadêmico à sociedade, trabalho este realizado por ações de divulgação científica, uma dessas ações é desenvolvida pelos museus. O Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), localizado na cidade de Uberlândia/MG, é voltado para estreitar as relações entre sociedade e conhecimento científico. Visa conscientizar a população que esse tipo de aprendizado não é totalmente distante ou fora do seu alcance, uma vez que a ciência está diretamente presente no cotidiano de todos. O projeto Brincando e Aprendendo (B&A) compõe as atividades do Museu DICA e se dispõe a criar um espaço com atividades interativas em que estudantes e população geral tenham contato efetivo com a ciência. O presente estudo trata-se de um relato de experiência, que, por meio de um estudo de caso, apresenta as reflexões baseadas na vivência enquanto membro da comissão organizadora do B&A no período de 2014 a 2017. Descreve como foram trabalhados, à cada edição, os principais pilares do evento, buscando compreender como essas etapas foram idealizadas, desenvolvidas e criadas para construir um evento lúdico e interativo. Como resultado, foi possível notar uma evolução ao longo dos anos em diversos aspectos, desde a organização, passando pela qualidade da divulgação e das atividades oferecidas e até mesmo com relação ao público atingido, onde notei que conseguimos abranger além do público escolar. Dessa forma, o Brincando e Aprendendo cumpriu bem o seu papel de popularização, divulgação e educação científica, e por ser organizado por um museu de ciências, também cumpriu com o papel de possibilitar a formação de sujeitos críticos e de promover o reconhecimento da ciência como patrimônio público |
Abstract: | We have the responsibility to return the knowledge produced within the academic environment to society, a work carried out through scientific dissemination actions, one of which is developed by museums. The Fun with Science and Art Museum (DICA), located in the city of Uberlândia/MG, is aimed at strengthening relations between society and scientific knowledge. It aims to make the population aware that this type of learning is not totally distant or out of reach, since science is directly present in everyone's daily life. The Brincando e Aprendendo (B&A) project is part of the activities of the DICA Museum and aims to create a space with interactive activities in which students and the general population have effective contact with science. The present study is an experience report, which, through a case study, presents the reflections based on the experience as a member of the organizing committee of B&A in the period from 2014 to 2017. It describes how they were worked, in each edition, the main pillars of the event, seeking to understand how these steps were conceived, developed and created to build a playful and interactive event. As a result, it was possible to notice an evolution over the years in several aspects, from the organization, through the quality of the dissemination and the activities offered and even in relation to the target audience, where I noticed that we were able to reach beyond the school public. In this way, Brincando e Aprendendo fulfilled its role of popularization, dissemination and science education, and because it is organized by a science museum, it also fulfilled the role of enabling the formation of critical subjects and the recognition of science as a public heritage. |
Palavras-chave: | Museu da DICA Brincando e aprendendo Divulgação científica DICA Museum Science communication Toy and learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Analice Alves Marques dos. Brincando e aprendendo: Vivências e reflexões no processo de organização de uma mostra de ciências. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37710 |
Data de defesa: | 18-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrincandoeAprendendoVivencias.pdf | TCC | 3.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons