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dc.creatorSilva, Izabela Batista da-
dc.date.accessioned2023-04-12T17:57:39Z-
dc.date.available2023-04-12T17:57:39Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Izabela Batista da. Identificação de trincas em máquinas rotativas baseada em técnicas de segunda derivada do modo de vibrar e combinação de ressonância. 2023. 70 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.94pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37698-
dc.description.abstractFault detection in rotating machines is a critical topic in many industrial sectors such as aeronautics, power generation and manufacturing. Cracks can lead to catastrophic component failure, so early and accurate detection is essential to ensure safety and minimize unexpected production interruptions. A commonly used technique for Structural Integrity Monitoring (SHM) of these equipment is based on the development of mathematical models. In this context, this work proposed the comparison of three crack models available in the literature and their use in demonstrating two SHM techniques: combination resonance and second-order derivative of the mode shape. It was found that the occurrence of combination resonances can be associated with evidence of non-linear characteristics in the system, such as transverse cracks for example, however, without clearly identifying their location. The crack position in the system could be determined using operational modal shape (vibration modes) reconstructed from the rotor vibration responses, also by using a combination resonance. Concerning the evaluation of the proposed methodology, a finite element model capable of representing the dynamic behavior of a rotating machine was used, taking into account, in addition to its components, the characteristics of the breathing behavior for transverse cracks. The experimental and simulated results showed that the proposed techniques can identify the presence and location of transverse cracks in rotating machinery, contributing to improving the safety and efficiency of these equipments.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDinâmica de Rotaçãopt_BR
dc.subjectTrincas Transversaispt_BR
dc.subjectCombinação de Ressonânciapt_BR
dc.subjectModo de Vibrarpt_BR
dc.subjectDerivadas de Segunda Ordempt_BR
dc.titleIdentificação de trincas em máquinas rotativas baseada em técnicas de segunda derivada do modo de vibrar e combinação de ressonânciapt_BR
dc.title.alternativeCrack identification in rotating machines based on mode shape derivatives and combination resonancespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee1Koroishi, Edson Hideki-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465293262026260pt_BR
dc.contributor.referee2Molina, Fabian Andres Lara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9396512408023675pt_BR
dc.contributor.referee3Vedovotto, João Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5630598971511798pt_BR
dc.contributor.referee4Silva Junior, Washington Mar tins da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993173987424895pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015007272143262pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA detecção de falhas, especialmente trincas, em máquinas rotativas é um tema crítico em vários setores industriais, como aeronáutica, geração de energia e manufatura. As trincas podem levar à falha catastrófica de um componente e, por isso, a detecção precoce e precisa é essencial para garantir a segurança e minimizar interrupções inesperadas na produção. Uma técnica comumente empregada para o Monitoramento da Integridade Estrutural (SHM) destes equipamentos se baseia na construção de modelos matemáticos que permitem a análise destes sistemas. Diante deste contexto, este trabalho propôs a comparação de três modelos de trinca disponíveis na literatura e a utilização dos mesmos na demostração de duas técnicas de SHM: combinação de ressonância e cálculo da derivada de segunda ordem do modo de vibrar. Verificou-se que a ocorrência das combinações de ressonância podem ser associadas como evidência de características não lineares no sistema como trincas trasnversais por exemplo, no entanto, sem identificação clara de sua localização. A posição da trinca no sistema pôde então ser determinada usando formas modais operacionais (modos de vibração) reconstruídas a partir das respostas de vibração do rotor, também com o auxílio de uma combinação de ressonância. Para a avaliação da metodologia proposta, um modelo de elementos finitos capaz de representar adequadamente o comportamento dinâmico de uma máquina rotativa foi utilizado levando em conta além dos seus componentes, as características do comportamento breathing para trincas transversais. Os resultados experimentais e simulados mostraram que as técnicas propostas podem identificar a presença e a localização de trincas transversais em máquinas rotativas, contribuindo para aprimorar a segurança e a eficiência desses equipamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.94pt_BR
dc.crossref.doibatchid46b3bfbe-2f5b-4e76-ad88-a6dbe7c34222-
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