Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37670
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Brincadeiras de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Plays of children diagnosed with autistic spectrum disorder in early childhood education: a bibliographic review
Autor(es): Duarte, Renata Silva Lima
Primeiro orientador: Cunha, Myrtes Dias da
Primeiro membro da banca: Miranda, Maria Irene
Segundo membro da banca: Barcelos, Tania Maia
Resumo: A presente pesquisa colabora para um redimensionamento do papel das brincadeiras na educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma revisão bibliográfica de três periódicos nacionais no período de 2009 a 2019: Revista Educação Especial, Revista Brasileira de Educação Especial e Educação Especial em Debate. A busca por artigos foi feita com as seguintes palavras-chave combinadas entre si e de forma separada: “crianças com TEA”, “brincadeiras”, “Educação Infantil” e “autismo”. Com base nos artigos selecionados, visamos obter respostas para estes questionamentos: como são caracterizadas as crianças diagnosticadas com TEA? Como as brincadeiras, suas possibilidades e limites são relacionados com elas em publicações? Como as brincadeiras das crianças com TEA, especialmente o faz de conta, se apresentam nos periódicos selecionados para esta investigação? Tais indagações foram respondidas com a leitura dos artigos encontrados e de acordo com os conceitos relativos ao desenvolvimento humano, à “defectologia” e às brincadeiras na perspectiva histórico-cultural abordada por Vigotski. Conforme as análises, concluímos que as brincadeiras e as intervenções educativas realizadas pelos adultos durante as brincadeiras ampliam o desenvolvimento das crianças no faz de conta, ao ajudá-las a aprender sobre os próprios contextos de vida, em que compartilham significados sociais e colaboram para construir sentidos voltados ao brincar e às relações sociais vivenciadas. Os artigos também apontaram que as brincadeiras e os jogos estão presentes na Educação Infantil por serem atividades que permitem o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.
Abstract: This research contributes to a resizing of the role of games in the education of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD), through a bibliographic review of three national journals from 2009 to 2019: Revista Educação Especial, Revista Brasileira de Educação Especial and Educação Especial em Debate. The search for articles was made with the following keywords combined with each other and separately: “children with ASD”, “plays”, “Early Childhood Education” and “autism”. Based on the selected articles, we aim to obtain answers to these questions: how are characterized the children diagnosed with ASD? How are games, their possibilities and limits related to them in publications? How are the games of children with ASD, especially make-believe, presented in the journals selected for this investigation? Such questions were answered by reading the articles found and according to the concepts related to human development, “defectology” and games in the historical-cultural perspective approached by Vigotski. According to the analyses, we concluded that games and educational interventions performed by adults during the games enhance the development of children in make-believe, by helping them to learn about their own life contexts, in which they share social meanings and collaborate to build senses aimed at playing and the experienced social relationships. The articles also showed that games and games are present in Early Childhood Education because they are activities that allow learning and development of children.
Palavras-chave: Crianças com TEA
Brincadeiras
Educação infantil
Children with ASD
Plays
Early Childhood Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Assunto: Educação
Autismo em crianças
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: DUARTE, Renata Silva Lima. Brincadeiras de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista na educação infantil: Uma revisão bibliográfica. 2022. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5015
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5015
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37670
Data de defesa: 18-Jan-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrincadeirasCriançasDiagnosticadas.pdf870.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.