Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAvendano, Ariadne de Souza-
dc.date.accessioned2023-04-05T12:10:44Z-
dc.date.available2023-04-05T12:10:44Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationAVENDANO, Ariadne de Souza. Um olhar sobre os livros de Ciências da Natureza nos primeiros anos do Ensino Fundamental com ênfase nos conteúdos da Física. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8034pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37667-
dc.description.abstractOur research main goal is to map the content and methods currently presented in two of the most used collections of Science Textbooks for the 1st and 2nd grade of the Public Elementary Schools in Ituiutaba/MG, from the perspective of Physics Scientific Literacy. We systematically researched and reviewed nine pedagogical activities to develop the classroom settings in which they should be used, then performed an analysis to reveal the strengths and echo the absences of physics pedagogy and scientific literacy. The textbook is still the primary source of content even if the teacher must make careful additions in order in order to effectively achieve scientific literacy; however, considering that the textbook does not explicitly address nor emphasize the contents of Physics, the spur of learning this branch of science suffers a severe loss. The meagerness of the content and the shallow features of the activities compromise the scientific literacy intended by the textbook and represents a real challenge to be faced by teachers at this stage of Elementary Education. Our results provide a complement to every teacher who wants to increase his/her/their practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectLetramento Científicopt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectScience Educationpt_BR
dc.subjectPhysics Pedagogypt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectSTEM educationpt_BR
dc.subjectEarly Years of Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleUm olhar sobre os livros de Ciências da Natureza nos primeiros anos do Ensino Fundamental com ênfase nos conteúdos da Físicapt_BR
dc.title.alternativeA look at Natural Sciences books in the early years of Elementary School with an emphasis on Physics contentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729pt_BR
dc.contributor.referee1Colombo Junior, Pedro Donizete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794002724280806pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7216044084091033pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida teve como objetivo caracterizar o espaço dos conteúdos da Física em duas coleções mais utilizadas de livros didáticos de Ciências dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Ituiutaba/MG, sob a perspectiva da Alfabetização Científica e Letramento Científico. À vista disso, foram consideradas nove atividades didáticas à luz da análise de conteúdo, buscando olhar para além do que está aparente no livro didático e compondo um cenário de ausências e presenças em relação à Física e à alfabetização científica. A contribuição do livro didático se confirmou na medida em que o professor precisa intervir de maneira criteriosa, tendo clareza da importância da Alfabetização Científica e Letramento Científico. Todavia, considerando que o livro didático não aborda explicitamente ou não dá ênfase aos conteúdos da Física, perdese o fomento ao aprendizado dessa Ciência. A exiguidade das abordagens de conteúdos da Física e a superficialidade das atividades propostas comprometem a alfabetização científica pretendida pelo livro didático e representa um desafio a ser enfrentado pelo professor neste estágio da Educação Básica. Os resultados obtidos possibilitam subsídios importantes ao professor para incrementar sua prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration97pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8034pt_BR
dc.orcid.putcode132564156-
dc.crossref.doibatchidb363e435-0eb4-4396-bab3-8c0b837c152b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlharLivrosCiências.pdfDissertação3.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons