Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37621
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0820-8899
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Preparação e atuação: o trabalho da atriz e do ator em simulação realística nas avaliações para formação nos cursos da medicina
Alternate title (s): Preparation and performance: the work of the actress and the actor in simulation evaluations for the degree in medical courses
Author: Oliveira, Beatriz Ruiz Candolo Vilas Boas de
First Advisor: Piragibe, Mario Ferreira
First coorientator: Romão, Elen Almeida
First member of the Committee: Carvalho-Filho, Marco Antonio de
Second member of the Committee: Wuo, Ana Elvira
Summary: Esta pesquisa artística, qualitativa, com viés exploratório, tem como objeto de investigação a preparação e atuação de atores/atrizes em simulações realísticas nas avaliações para formação nos cursos da medicina, nomeadas como Objective Structured Clinical Examination. Parte da questão central: como preparar atores/atrizes para poderem atuar como paciente simulado nessas avaliações? Sua premissa é estabelecer reflexões ao redor do tema, além de propor e analisar uma possibilidade de preparação para os(as) pacientes simulados. Fez parte do processo três experiências: como paciente simulada, uma vivência enquanto observadora de uma Objective Structured Clinical Examination e a participação na condução de uma disciplina eletiva na graduação de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. A disciplina criada, elaborada e ministrada por mim, se propunha ser uma experimentação de preparação para atuação como paciente simulado nos exames da medicina. Para o estudo dos possíveis resultados, além de considerar minhas próprias percepções, coletei percepções dos(as) estudantes matriculados e dos(as) avaliadores das provas da medicina por questionários, seguidos de uma análise pouco sistematizada. Utilizei primordialmente bibliografias específicas, interdisciplinares entre o teatro e a medicina, de autores(as) como Emerson Rossini, Raquel Mastey, Adilson Ledubino, e Peggy Wallace. Assim como alguns materiais de educação médica, em torno da Objective Structured Clinical Examination. E ainda, textos do teatro, mais especificamente do improviso e jogo teatral, de autores(as) como Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela, e Johan Huizinga. Em relação à metodologia empregada, o trabalho possui características múltiplas, dentre elas o que Fortin e Gosselin compreendem como sendo pesquisa em artes e a ideia de Ciane Fernandes acerca da prática como pesquisa para os estudos das artes da cena.
Abstract: This artistic, qualitative research, with an exploratory bias, has as its investigation goals the preparation and performance of actors/actresses in medical simulation evaluations for the degree in medical courses, named Objective Structured Clinical Examination. I start from the main question: How to prepare actors/actresses to act as simulated patients in these evaluations? The premise of the research is to establish reflections around the theme, in addition to propose and analyze the possibility of preparation for the simulated patients. Experiences as simulated patient, as observer of an Objective Structured Clinical Examination and teaching an elective discipline in the Theater degree at the Federal University of Uberlândia were part of the process. I created, prepared and taught the discipline and it an experiment to prepare for acting as a simulated patient in medical exams. In order to study the possible results, in addition to considering my own observations, I collected perceptions from enrolled students and evaluators of medical tests through questionnaires, followed by a systematized analysis. Primarily, I used specific interdisciplinary bibliographies between theater and medicine, by authors such as Emerson Rossini, Raquel Mastey, Adilson Ledubino and Peggy Wallace. As well as medical education materials around the Objective Structured Clinical Examination and theater texts, more specifically improvisation and theater games, by authors such as Viola Spolin, Sandra Chacra, Ingrid Koudela and Johan Huizinga. Regarding the methodology employed, the project has multiple characteristics, among them, what Fortin and Gosselin understand as research in the arts and Ciane Fernandes's idea about practice as research for the study of performing arts.
Keywords: Ator
Medicina
Paciente simulado
Preparação
Simulação realística
Actor
Medicine
Simulated patient
Preparation
Medical simulation
Teatro
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Teatro
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: OLIVEIRA, Beatriz Ruiz Candolo Vilas Boas de. Preparação e atuação: o trabalho da atriz e do ator em simulação realística nas avaliações para formação nos cursos da medicina. 2023. 306 f. Dissertação (Mestrado em Artes cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.19 .
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.19
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37621
Date of defense: 2-Mar-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PreparaçãoAtuaçãoTrabalho.pdfDissertação60.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.