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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37567
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7003-1572 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância: um olhar sob a perspectiva histórico-cultural |
Alternate title (s): | The initial training of mathematics teachers in the distance modality: a view under the historical-cultural perspective |
Author: | Araújo, Sarah Mendonça de |
First Advisor: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
First member of the Committee: | Costa, Maria Luisa Furlan |
Second member of the Committee: | Rosa, Milton |
Third member of the Committee: | Miranda, Maria Irene |
Fourth member of the Committee: | Mourão, Marisa Pinheiro |
Summary: | A Educação a Distância vem apresentando um crescimento substancial nos últimos anos, principalmente no que se refere à oferta de cursos de formação de professores e, nesta tendência, destacamos a ampliação significativa da oferta dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Considerando este cenário e reconhecendo a importância da Educação Matemática para uma formação humana, nossa pesquisa objetivou identificar e analisar possibilidades pedagógicas fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural que possam contribuir com o processo formativo em cursos de Licenciatura em Matemática a Distância. Entendendo que a Teoria Histórico-Cultural preconiza uma educação humanizadora e considera a importância do social para o desenvolvimento psíquico dos alunos por meio da apropriação cultural e visando atender ao objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa do tipo exploratória utilizando como instrumentos para obtenção de informações, a observação não participante e a análise de documentos inerentes ao curso e registros do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle referente à oferta do sexto semestre da segunda turma do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFU no ano de 2020. Buscando conhecer o processo formativo desenvolvido, analisamos os recursos utilizados e as atividades propostas, tendo como base para nossa análise as categorias “linguagem” e “interação e mediação”. Vale ressaltarmos que se trata de um recorte, uma parte de um todo que é desenvolvido ao longo do curso, mas que nos permitiu levantar indícios de como vem ocorrendo o processo formativo em sua totalidade. A análise realizada possibilitou a obtenção de importantes informações em relação à realidade experienciada no desenvolvimento do curso. Foram identificados alguns pontos que consideramos se aproximarem da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural no que se refere a diálogos observados no processo de interação e mediação, além da linguagem dialógica identificada em alguns guias didáticos, atividades e feedbacks. Partindo do conhecimento da realidade deste processo formativo, nos direcionamos a atender ao objetivo proposto neste estudo, apresentando à luz da teoria escolhida possibilidades de utilização de recursos ou de modos distintos de condução deste processo que parece ainda não terem sido vivenciadas a partir do desenvolvimento do semestre foco da observação. Dentre as possibilidades aventadas, destacamos: a importância da linguagem dialógica, tanto nos materiais como no ambiente virtual de aprendizagem; a proposição de atividades colaborativas que incentivem o coletivo e a prática social entre e com os alunos; a organização do ensino realizada de forma intencional e que priorize o desenvolvimento de conteúdos com relevância social; e a necessidade de interações e mediações efetivas no processo formativo, propiciando o desenvolvimento dos alunos de acordo com suas potencialidades psíquicas. |
Abstract: | Distance Education has shown substantial growth in recent years, mainly with regard to the offer of teacher training courses and, in this trend, we highlight the significant expansion of the offer of Licentiate Courses in Mathematics. Considering this scenario and recognizing the importance of Mathematics Education for a human formation, our research aimed to identify and analyze pedagogical possibilities based on the Historical-Cultural Theory that can contribute to the formative process in Mathematics Degree courses at a Distance. Understanding that the Historical-Cultural Theory advocates a humanizing education and considers the importance of the social for the psychic development of students through cultural appropriation and aiming to meet the proposed objective, an exploratory research was undertaken using as instruments for obtaining information, non-participant observation and analysis of documents inherent to the course and records of the Virtual Learning Environment - Moodle referring to the offer of the sixth semester of the second group of the Degree in Mathematics at a Distance at UFU in the year 2020. Seeking to know the training process developed, we analyzed the resources used and the proposed activities, based on the categories “language” and “interaction and mediation”. It is worth emphasizing that this is a cut, a part of a whole that is developed throughout the course, but that allowed us to raise evidence of how the training process has been taking place in its entirety. The analysis carried out made it possible to obtain important information regarding the reality experienced in the development of the course. Some points were identified that we consider to be close to the perspective of the Historical-Cultural Theory regarding the dialogues observed in the process of interaction and mediation, in addition to the dialogical language identified in some didactic guides, activities and feedbacks. Based on the knowledge of the reality of this formative process, we aim to meet the objective proposed in this study, presenting, in the light of the chosen theory, possibilities for using resources or different ways of conducting this process that seem to have not yet been experienced from the development of the semester focus of observation. Among the suggested possibilities, we highlight: the importance of dialogic language, both in the materials and in the virtual learning environment; the proposal of collaborative activities that encourage the collective and the social practice between and with the students; the organization of teaching carried out intentionally and that prioritizes the development of contents with social relevance; and the need for effective interactions and mediations in the training process, promoting the development of students according to their psychic potential. |
Keywords: | Licenciatura em Matemática Teoria Histórico-Cultural Educação a Distância Formação inicial de professores Degree in Mathematics Distance Education Historical-Cultural Theory PreService Teacher Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | ARAÚJO, Sarah Mendonça de. A formação inicial de professores de matemática na modalidade a distância: um olhar sob a perspectiva histórico-cultural. 2023. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.52 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.52 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37567 |
Date of defense: | 1-Feb-2023 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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