Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37562
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação funcional da metaloproteinase bpmp-i isolada da peçonha de bothrops pauloensis na infecção experimental por toxoplasma gondii
Autor: Lino, Franciele Gonçalves Pereira
Primer orientador: Ávila, Veridiana de Melo Rodrigues
Primer coorientador: Teixeira, Samuel Cota
Primer miembro de la banca: Barbosa, Bellisa de Freitas
Segundo miembro de la banca: Rocha, Cristiani Baldo da
Resumen: A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasito Toxoplasma gondii que ocorre mundialmente sendo um sério problema de saúde púbica. Gestantes e pessoas imunodeprimidas são mais susceptíveis às complicações da doença. O tratamento padrão para essa doença está associado com graves efeitos colaterais, onde muitas vezes o paciente pode não dar continuidade ao tratamento. As peçonhas de serpentes são uma rica fonte de compostos ativos, atraindo assim grande interesse por parte das indústrias farmacêuticas, sendo que já existem diversos trabalhos descritos na literatura descrevendo diferentes atividades farmacológicas apresentadas por essas substâncias. BpMP-I é uma metaloprotease purificada da peçonha de Bothrops pauloensis, a qual apresenta atividade proteolítica sobre o fibrinogênio, não causa hemorragia e dentre as metaloproteases purificadas de B. pauloensis, é a que apresenta maior recuperação proteica. O presente trabalho buscou avaliar os efeitos da BpMP-I sobre proliferação e invasão do Toxoplasma gondii em cultura de células HeLa e sobre o perfil de citocinas produzidas por essas células nessas condições. Esses parâmetros foram avaliados através dos ensaios de MTT, β-galactosidase e ELISA. BpMP-I foi capaz de reduzir a proliferação intracelular de T. gondii em células HeLa, reduziu a susceptibilidade de células HeLa frente a infecção experimental por T. gondii e induziu o aumento da liberação das citocinas IL-6, IL-8 e MIF em células HeLa infectadas por T. gondi. Foi verificado que o controle do parasitismo mediado pela BpMP-I depende de sua atividade catalítica. Por fim, nosso estudo apontou a BpMP-I como uma promissora molécula, a qual pode ser futuramente utilizada como um modelo para o desenho de novos antiparasitários para o tratamento alternativo da toxoplasmose congênita.
Palabras clave: Bothrops pauloensis metaloprotease
peçonha de serpentes
Toxoplasma gondii
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LINO, Franciele Gonçalves Pereira. Avaliação funcional da metaloproteinase BPMP-I isolada da peçonha de Bothrops pauloensis na infecção experimental por Toxoplasma gondii. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37562
Fecha de defensa: 27-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biomédicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliaçãoFuncionalMetal.pdfTCC620.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.