Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, César Augusto Santos-
dc.date.accessioned2023-03-13T18:52:07Z-
dc.date.available2023-03-13T18:52:07Z-
dc.date.issued2023-01-
dc.identifier.citationSILVA, César Augusto Santos. Gestão da cadeia de suprimentos em uma indústria de laticínios do triângulo mineiro: um estudo de caso. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37516-
dc.description.abstractFresh milk is one of the most complete foods in terms of nutrients. In this context, the dairy industry presents a set of factors that hinder the efficient, effective and effective management of the supply chain, due to the particularities of its process. This research is part of the management of the milk supply chain, from the perspective of the dairy as a focal company. Considering the importance of the supply chain in the mesoregion of the Minas Gerais triangle, the following question arises: How does the supply chain management occur with a dairy industry in the Minas Gerais triangle as the focal company? Thus, this case study aims to evaluate the management of the supply chain in the dairy industry, focusing on the relationship between suppliers and the dairy, in the perception of the managerial processes proposed by Lambert and Cooper (2000). In the meantime, the following were carried out: 1) the analysis of the industry's network structure; 2) the main business processes; and 3) the level of integration between the focal company and suppliers and the focal company and main customers. It is inferred that supply chain management, in the perception of the focal company, the need to invest in marketing and in the management of key processes, seeking to intensify its management of relationships with customers (retail).pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeite in naturapt_BR
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectLaticíniospt_BR
dc.subjectEstudo casopt_BR
dc.titleGestão da cadeia de suprimentos em uma indústria de laticínios do triângulo mineiro: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Leonardo Caixeta de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283923655965544pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1616930165343747pt_BR
dc.contributor.referee2Takimura, Miriam-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização)pt_BR
dc.description.resumoO leite in natura é um dos alimentos mais completos em quesitos nutrientes. Nesse contexto, a indústria de laticínios apresenta um conjunto de fatores que dificultam a gestão eficiente, eficaz e efetiva da cadeia de suprimentos, por conta das particularidades do seu processo. A presente pesquisa insere-se na gestão da cadeia de suprimentos de leite, sob a óptica do laticínio como empresa focal. Considerando a importância da cadeia de suprimentos na mesorregião do triângulo mineiro, têm-se o seguinte questionamento: Como ocorre a gestão da cadeia de suprimentos tendo como empresa focal uma indústria de laticínio do triângulo mineiro? Assim, este estudo de caso tem como objetivo descrever a gestão a cadeia de suprimentos na indústria do laticínio, com foco na relação entre os fornecedores e o laticínio, na percepção dos processos gerenciais propostos por Lambert e Cooper (2000). Nesse interim, realizou-se: 1) a análise da estrutura de redes da indústria; 2) os principais processos de negócio; e 3) o nível de integração entre a empresa focal e os fornecedores e a empresa focal e principais clientes. Infere-se que gestão da cadeia de suprimentos, na percepção da empresa focal, a necessidade de investir em marketing e no gerenciamento dos processos-chaves, buscando intensificar sua gestão de relações com os clientes (varejo).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestãoCadeiaSuprimentos.pdf979.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.