Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37467
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Bianca de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T17:18:19Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08T17:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Bianca de Souza. O ensino de geografia no Brasil e a influência neoliberal nosprogramas de formação docente no século XXI. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37467 | - |
dc.description.abstract | The content taught by the teacher in the classroom does not correspond only to the surveys, data, contextualizations, and pedagogical explanations of their area of study, but also to a series of factors that go through the essence of their subject basis. The teacher transposes into their class complexities and experiences based on their formation process as a basic education student and college education student as well, and it is important to emphasize that throughout their entire formation process, there were meticulous actions that shaped and led them to reproduce certain behaviors that add up to the teaching and learning process. In order to elucidate such questions, the main purpose of this dissertation is to understand how neoliberalism can influence the teacher's education through teacher education programs in the 21st century, specifically the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching - PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) and the Pedagogical Residency - RP (Residência Pedagógica), and how Geography, intrinsic to the construction of spatialities, can help in this process. For the search and understanding of such analysis, it becomes necessary to carry out a study on how the State figure may be allied to the capitalist production mode and entrust the school with the role of forming individuals adapted to this production mode. This initial discussion and analysis will be held in the first chapter of this work. The second chapter seeks to analyze which principles and precepts characterize the capitalism phase we are living in, neoliberalism. After all, this study will allow us to understand how the teacher education programs are inserted in a structural base that molds individuals to produce a labor force adapted to the conditions of the imposed system. The third chapter conducts an analysis of the teacher education programs PIBID and RP to reveal how they are tied to the whole process of neoliberal influence. Subsequently, possible paths are presented considering the discussions raised. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Geography | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia no Brasil e a influência neoliberal nos programas de formação docente no século XXI | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of geography in brazil and the neoliberal influence on teacher training programs in the 21st century | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Tulio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0987719839415557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sampaio, Adriany de Avila Melo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7548418133047955 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Jeani Delgado Paschoal | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5834223671367638 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5350479956939165 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O conteúdo ministrado pelo professor e pela professora em sala de aula não corresponde apenas aos levantamentos, dados, contextualizações e explicações de cunho pedagógico de sua área de estudo, mas, também de uma série de fatores que atravessam a essência da base de sua disciplina. O professor e a professora transpõem em sua aula, complexidades e vivências baseadas no seu processo de formação como aluno de ensino básico e também como aluno de ensino superior, e é válido ressaltar que em todo o seu processo de formação, houveram meticulosas ações que o moldaram e o conduziram a reproduzir determinados comportamentos que somatizam o processo de ensino e aprendizagem. No sentido de elucidar tais questões, esta dissertação possui como propósito central compreender como o neoliberalismo pode influenciar a formação do professor e da professora através dos programas de formação docente no século XXI, especificamente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e a Residência Pedagógica - RP, e de como a Geografia, intrínseca a construção de espacialidades, pode auxiliar neste processo. Para a busca e compreensão de tal análise, se torna necessário realizar um estudo sobre como a figura do Estado pode estar aliada ao modo de produção capitalista e incumbir à escola, o papel de formadora de sujeitos adaptados a este modo de produção. Esta discussão e análise inicial será realizada no primeiro capítulo deste trabalho. O segundo capítulo propõe analisar quais os princípios e preceitos que caracterizam a fase do capitalismo em que estamos vivenciando, o neoliberalismo, afinal, este estudo permitirá compreender como os programas de formação docente estão inseridos em uma base estrutural que molda sujeitos para formar mão de obra trabalhadora e adaptada às condições do sistema imposto. O terceiro capítulo realiza uma análise dos programas de formação de docentes PIBID e RP para revelar como estes estão atrelados a todo o processo de influência neoliberal. Posteriormente, se apresentam possíveis caminhos considerando as discussões levantadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 115 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7017 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 130476966 | - |
dc.crossref.doibatchid | bce8a55e-d136-42fe-86b5-e19f1b67d5c6 | - |
dc.subject.autorizado | Geografia | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Geografia - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Formação docente - Brasil | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Neoliberalismo - Brasil | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinodeGeografianoBrasil.pdf | Dissertação | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.