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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2599-5932
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Relações entre forma urbana, questões socioeconômicas e comportamento de viagem: um estudo de caso em Uberlândia - MG
Título (s) alternativo (s): Relationships between urban form, socioeconomic issues and travel behavior: a case study in Uberlândia - MG
Autor: Costa, Carolina Carrijo
Primer orientador: Garrefa, Fernando
Primer miembro de la banca: Moraes Netto, Vinicius de
Segundo miembro de la banca: Cocozza, Glauco de Paula
Resumen: Países em desenvolvimento, especialmente a partir das últimas décadas do século XX, assistiram elevadas taxas de urbanização, que tiveram como efeito bem conhecido o crescimento caótico das cidades. Entre as atividades afetadas por tal modelo de desenvolvimento encontra-se a da circulação de pessoas e bens, que concentram grande demanda energética e um alto volume de emissões de poluentes na cidade. O problema se acentuou na medida em que a forma urbana e as condições socioeconômicas elegeram os veículos motorizados privados como meios preferenciais de transporte. O modelo contradiz na prática, os achados de extensa literatura que comprova que os meios de transporte coletivos e ativos estão relacionados a índices de consumo de energia e emissões menores do que os apresentados pelos automóveis particulares, e, por isso, seriam considerados mais sustentáveis. Considerando essa problemática, o presente trabalho buscou entender a quais parâmetros de forma urbana e socioeconômicos estão relacionados com deslocamentos de menor intensidade energética e de emissões. Para tal, lançou-se mão de dados do IBGE e análises em campo, que foram transformados em índices e analisados juntamente com as características dos deslocamentos diários dos participantes da pesquisa. Como recorte, apresenta-se 6 setores censitários com características distintas em termos de densidade demográfica e renda na cidade média Uberlândia, com cerca de 700 mil habitantes. Os parâmetros de eficiência escolhidos foram comprimento de viagem (PKM), modal share, índice de consumo energético (ICE) e índice de emissões (IE). Os resultados mostraram que o PKM é influenciado pela presença de equipamentos básicos na região, uso do solo e conectividade, enquanto o modal share é uma função majoritariamente vinculada à renda, com influência secundária do PKM. Os índices de consumo energético e emissões são, por sua vez, função do modal share, sendo que para último o combustível utilizado também importa. Os resultados do trabalho apontam uma importante influência da forma urbana no comportamento de viagens, com especial potencial de viabilizar desejáveis mudanças em direção a modelos mais sustentáveis de deslocamentos. Os dados demonstram também uma grande influência da renda familiar, constatando-se considerável aumento de emissões e piora da eficiência energética na medida em que o poder aquisitivo é maior. Por fim, entende-se que o trabalho lega importantes subsídios a planejadores urbanos, projetistas e gestores públicos na elaboração de projetos, intervenções e políticas públicas que conduzem a cidades com maior qualidade de vida e ambientalmente sustentáveis.
Abstract: Developing countries, especially in the last decades of the 20th century, witnessed high rates of urbanization, which had the well-known effect of the cities chaotic growth. Among the activities affected by such a development model is the circulation of people and goods, which concentrate great energy demand and a high volume of pollutant emissions in the city. The problem was accentuated as the urban form and socioeconomic conditions elected private motor vehicles as the preferred means of transport. In practice, the model contradicts the findings of extensive literature that proves that collective and active means of transport are related to lower energy consumption and emissions rates than those presented by private cars, and therefore would be considered more sustainable. Considering this problem, the present work sought to understand which urban and socioeconomic parameters are related to lower energy and emission intensity displacements. To this end, IBGE data and field analysis were transformed into indices and analyzed together with the characteristics of the research participants' daily commutes. As a cutout, 6 census sectors are presented with different characteristics in terms of population density and income in the medium city of Uberlândia, with about 700 thousand inhabitants. The efficiency parameters chosen were trip length (PKM), modal share, energy consumption index (ICE) and emissions index (IE). The results showed that PKM is influenced by the presence of basic urban equipment in the region, land use and connectivity, while modal share is a function mostly linked to income, with a secondary influence of PKM. The energy consumption and emissions indices are, in turn, a function of the modal share, and for the latter, the fuel used also matters. The results point to an important influence of the urban form on travel behavior, especially its potential to enable desirable changes towards more sustainable models of travel. The data also show a great influence of family income, with a considerable increase in emissions and a worsening of energy efficiency as purchasing power increases. Finally, it is understood that the work bequeaths important subsidies to urban planners, designers and public managers in the elaboration of projects, interventions and public policies that leads to cities with better quality of life and environmentally sustainable.
Palabras clave: Comportamento de viagem
Eficiência energética
Forma urbana
Socioeconômico
Uso do solo
Conectividade
Travel Behaviour
Energy efficiency
Urban Form
Socioeconomic
Mix use
Connectivity
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Tema: Arquitetura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Cita: COSTA, Carolina Carrijo. Relações entre forma urbana, questões socioeconômicas e comportamento de viagem: um estudo de caso em Uberlândia – MG. 2022. 316 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37463
Fecha de defensa: 27-sep-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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