Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37401
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7337-3081
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Anestesia opioid free com associação de sulfato de magnésio e bloqueio locorregional por tumescência para cirurgia de mastectomia em cadela: relato de caso
Autor(es): Caixeta, Erika Paula
Primeiro orientador: Horr, Mônica
Primeiro membro da banca: Mota, Francisco Cláudio Dantas
Segundo membro da banca: Santana, Isabella Nogueira
Resumo: Com o desenvolvimento da anestesiologia veterinária percebeu-se que o uso amplo e em altas doses de opioides produz desfechos nocivos para os pacientes. Desta forma, atualmente a anestesia balanceada e livre de opioides é uma prática cada vez mais almejada. Em janeiro de 2023, no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia - MG (HV-UFU), foi realizado o procedimento cirúrgico de mastectomia unilateral esquerdo em uma fêmea canina da raça Shih-Tzu, 4 anos e 3 kg de peso corporal. Posteriormente foi realizado o mesmo procedimento em uma fêmea canina SRD, 10 anos e 19 kg de peso corporal. O protocolo anestésico instituído foi de acepromazina e cetamina como medicação pré anestésica, indução com propofol e manutenção com isofluorano. Foi realizada a técnica de tumescência nos dos animais, e apenas um deles recebeu bolus e infusão contínua de sulfato de magnésio com o objetivo de analisar a eficácia analgésica deste fármaco no transoperatório em um protocolo anestésico opioid free. Foram monitorados frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), saturação de oxihemoglobina arterial (SpO2), pressão parcial de dióxido de carbônico no final da expiração (EtCO2), pressão arterial média (PAM) e pressão arterial sistólica (PAS). No transoperatório, o animal que não recebeu o sulfato de magnésio apresentou elevação acentuada da pressão sistólica e média, sendo assim, foi administrado fentanil para resgate analgésico. Após os procedimentos foram aplicados dipirona, meloxicam e tramadol e os animais receberam alta no mesmo dia. A utilização do bolus e infusão de sulfato de magnésio associado à técnica de tumescência apresentou-se eficaz para o procedimento realizado.
Palavras-chave: Anestesia opioid free
Sulfato de magnésio
Mastectomia
Tumescência
Veterinária
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CAIXETA, Érika Paula. Anestesia opioid free com associação de sulfato de magnésio e bloqueio locorregional por tumescência para cirurgia de mastectomia em cadela: relato de caso. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37401
Data de defesa: 6-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnestesiaOpioidFree.pdfTCC2.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons