Publicação: Simulador de gerência de processos para sistemas operacionais
Carregando...
Tipo do documento
Data
Direito de acesso
Programa
Área do conhecimento
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Orientador
Coorientador
Resumo
Com o objetivo de reduzir a abstração dos conceitos na disciplina de Sistemas Operacionais e facilitar o entendimento dos estudantes, este trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta Web que simula o funcionamento de um sistema operacional, com ênfase em processador e gerência de processos. As definições e funcionalidades são representadas visualmente em uma interface moderna e de fácil utilização, possibilitando que o usuário crie e configure processos, visualize as listas de processos separadas por status e parametrize as configurações do processador (Clock da CPU, Fatia de Tempo e Tempo de Espera de Entrada e Saída). O processos podem ser simulados com parametrizações diferentes durante a mesma simulação, como prioridades e tipos de processos (CPU-bound, IO-bound ou CPU e IO-bound). O software foi desenvolvido utilizando a plataforma Angular, além de também contar com a biblioteca Angular Material para a utilização de componentes atuais e de fácil manutenção.
Abstract
Palavras-chave
Simulador, Simulator, Sistemas operacionais, Operating systems, Gerência de processador, Processor management, Angular, Angular, Ensino-aprendizagem, Teaching-learning
Citação
FREITAS, Guilherme Moreira Bomfim de. Simulador de gerência de processos para sistemas operacionais. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
DOI
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto
