Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37372
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6704-7152
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O clichê e o obsceno: textualidades no Inferno da Biblioteca Nacional
Alternate title (s): The cliché and the obscene: textualities in the Inferno of the National Library of Rio de Janeiro
Author: Fonseca Junior, Antonio Carlos Pinto
First Advisor: Soares, Leonardo Francisco
First member of the Committee: Mendes, Leonardo Pinto
Second member of the Committee: Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes
Summary: Esta dissertação analisa um grupo de produtos gráficos, entre livretos, fascículos de revista e livros, do princípio do século XX, contidos na seção denominada Inferno da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN), em que os objetos literários estão relacionados com as imagens neles contidas, seja em forma de ilustrações ou fotografias. Inferno é um acervo localizado na seção de obras raras da BN que conta com cerca de 50 títulos, oriundos principalmente da lei de depósito legal, a maior parte sendo de objetos pornográficos, estando catalogados como obras “proibidas”, apesar de terem sua circulação em seu contexto de produção ocorrido de forma consideravelmente ampla. Esses livros estão ali inseridos, com outros documentos de caráter político e religioso, também “escondidos”, pois foram catalogados de forma equivocada a fim de possibilitar a preservação de seus volumes, através de uma camuflagem em seus registros. Selecionados a partir de pesquisa neste acervo, os corpora desta dissertação são Variações de amor, de Zé Bedeu, aparentemente publicado em 1913, livreto composto de 3 contos pornográficos, sendo um contendo zoofilia, um segundo sobre uma relação lésbica e o terceiro sobre a vida sexual de um caixeiro; O menino do Gouveia, de Capadócio Maluco, conto publicado em fascículo pelo jornal O Rio-Nú, de 1914, considerado até os dias atuais o primeiro conto homoerótico produzido e publicado no Brasil; e A pulga, de Lucio D’Amour, provavelmente, também publicado em 1914, que narra uma história de encontro inter-racial entre uma senhora rica e seu empregado negro. Observa-se que parte das obras selecionadas lançam mão de pseudônimos irônicos, e até hoje não foi possível lhes definir a autoria. A seleção dos corpora se faz por três motivos fundamentais; primeiro por tratar de uma diversidade temática em torno da obscenidade, segundo pela presença obrigatória de imagens, e terceiro por serem obras curtas. Interessa, ainda, investigar, em conjunto aos objetos citados, as propagandas dessas obras contidas no jornal satírico-pornográfico O Rio-nú, criando interseccionalidade com as mídias vigentes a seu tempo de produção, enquanto objeto de pesquisa, observando a motivação dessas obras serem ilustradas.
Abstract: This dissertation analyzes a group of graphic products, including booklets, magazine issues and books, from the beginning of the 20th century, contained in the section called Inferno of the Biblioteca Nacional of Rio de Janeiro (BN), in which literary objects are related to images contained therein, whether in the form of illustrations or photographs. Inferno is a collection located in the section named Obras Raras (Rare Works) of the BN, which has about 50 titles, mainly arising from the legal deposit law, most of them being pornographic objects, being cataloged as “prohibited” works, despite having their circulation in its context of production occurred in a considerably broad way. These books are inserted there, with other documents of a political and religious nature, also “hidden”, as they were wrongly cataloged in order to enable the preservation of their volumes, through a camouflage in their records. Selected from research in this collection, the corpora of this dissertation are Variações de amor, by Zé Bedeu, apparently published in 1913, a booklet composed of 3 pornographic stories, one containing zoophilia, a second about a lesbian relationship and the third about life sex of a clerk; O Menino do Gouveia, by Capadócio Maluco, a story published in an installment by the newspaper O Rio-Nú, in 1914, considered to this day the first homoerotic story produced and published in Brazil; and A pulga, by Lucio D’Amour, probably also published in 1914, which tells a story of an interracial encounter between a rich lady and her black servant. It is observed that part of the selected works make use of ironic pseudonyms, and until today it has not been possible to define their authorship. The selection of corpora is carried out for three fundamental reasons; first because it deals with a thematic diversity around obscenity, second because of the obligatory presence of images, and third because they are short works. It is also interesting to investigate, together with the aforementioned objects, the advertisements for these works contained in the satirical-pornographic newspaper O Rio-nú, creating intersectionality with the media in force at the time of their production, as an object of research, observing the motivation of these works to be illustrated.
Keywords: Literatura obscena
Imagem
Biblioteca nacional
Inferno
Clichê
Obscene Literature
Image
Cliche
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Subject: Literatura
Palavrões na literatura
Biblioteca Nacional (Brasil)
Inferno na literatura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: FONSECA JUNIOR, Antonio Carlos Pinto da. O clichê e o obsceno: textualidades no Inferno da Biblioteca Nacional. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.118.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.118
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37372
Date of defense: 16-Feb-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClichêObscenoTextualidades.pdfDissertação2.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons