Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37371
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Psicologia e Cuidados Paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva: relato de experiência de uma psicóloga residente em Atenção ao Paciente em Estado Crítico
Autor(es): Andrade, Beatriz Orlando Navarro de
Primeiro orientador: Cunha, Gizelle Mendes Borges
Primeiro coorientador: Maria de Fátima Aveiro Colares
Primeiro membro da banca: Cunha, Gizelle Mendes Borges
Segundo membro da banca: Caetano, Débora Andrade
Terceiro membro da banca: Mendonça , Marcelo de Freitas
Quarto membro da banca: Andrade, Raphael Zardini
Resumo: O presente trabalho surgiu diante da prática enquanto psicóloga residente no programa de Atenção ao Paciente em Estado Crítico em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um Hospital Escola do interior de Minas Gerais. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, de caráter descritivo no formato de relato de experiência. O objetivo do estudo é descrever a atuação da psicologia diante da abordagem de Cuidados Paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva sinalizando possibilidades desta atuação, tendo como objetivos específicos entender como a psicologia pode contribuir na construção do plano de cuidados e na tomada de decisão partilhada na UTI. Identificou-se a importância do resgate da subjetividade do sujeito neste contexto e a importância do profissional da psicologia para oferta de suporte para o paciente, família e equipe, por meio de acompanhamento, discussões, auxiliando na comunicação e na construção do plano de cuidados. Favoreceu a ampliação de reflexões e discussões acerca da atuação do psicólogo neste cenário, propiciando a construção de um cuidado humanizado e integral.    Palavras-chave: “Cuidados Paliativos”; “Unidade de Terapia Intensiva”; “Psicologia Hospitalar”; “Tomada de decisão partilhada”
Abstract: This study emerged from the experience as a resident psychologist in the Critical Patient Care Program, in a teaching hospital in Minas Gerais. It is characterized as  a qualitative, descriptive study in the format of  an experience report. This research aimed to describe the psychology practice in the face of the palliative care approach in an Intensive Care Unit (ICU), bringing possibilities of this action, with the specific objectives of understanding how psychology can contribute to the construction of the care plan and shared decision-making in the ICU. It was identified the importance of rescuing the patient's subjectivity in this context and the importance of the psychology professional to offer support to the patient, family and team, through follow-up, discussions, helping in communication and in the construction of the care plan. It favored the expansion of reflections and discussions about the psychologist's possibilities of acting in this scenario, supporting the construction of a humanized and comprehensive care.   Keywords: "Palliative care"; "Intensive care unit"; “Health Psychology” “Shared decisionmaking”
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Palliative care
Unidade de terapia intensiva
Intensive care unit
Psicologia hospitalar
Health psychology
Tomada de decisão partilhada
Shared decision-making
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Beatriz Orlando Navarro de. Psicologia e cuidados paliativos em uma unidade de terapia intensiva: relato de experiência de uma psicóloga residente em Atenção ao Paciente em Estado Crítico. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37371
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCR - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PsicologiaCuidadosPaliativos.pdf421.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.