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dc.creatorMendes, Rafaella da Silva Vieira-
dc.date.accessioned2023-02-23T19:19:58Z-
dc.date.available2023-02-23T19:19:58Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationMENDES, Rafaella da Silva Vieira. Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG. 2023. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37293-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInundações urbanaspt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectModelos hidrológicos e hidráulicospt_BR
dc.titleModelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alamy Filho, José Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0768876670810150pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra Junior, Samuel Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710754722855330pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Carlos Eugênio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174393724547658pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs inundações urbanas são eventos historicamente comuns em grandes centros urbanos. Porém, mesmo em cidades de médio e pequeno porte, o alagamento de ruas e avenidas têm se tornado recorrente devido à ocupação urbana e consequente impermeabilização dos solos. Esse é um problema que tem se tornado frequente na cidade de Uberlândia – MG, especialmente na avenida Governador Rondon Pacheco, pela drenagem de grandes áreas urbanizadas e por constituir-se em uma artéria de tráfego de veículos, esse problema apresenta-se grave. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de escoamento que ocorre na avenida Governador Rondon Pacheco durante eventos de chuvas intensas. Nesse caso, a avenida foi tratada como um canal e as ruas perpendiculares como afluentes. Com essa analogia e o uso de modelos hidrológicos e hidráulicos, foi feito a simulação de propagação da cheia sobre a referida avenida usando o programa HEC-RAS versão 6 (bidimensional), mapeando as profundidas do escoamento e as tensões cisalhantes, indicando assim os setores de maior e menor lâmina de água, e os setores mais propícios ao arraste de veículos e destacamento de pavimentos. Os resultados obtidos mostram que os trechos mais passíveis de inundação são a região imediatamente a jusante do cruzamento da avenida Anselmo Alves dos Santos com a avenida Governador Rondon Pacheco, e a região compreendida entre o exutório do córrego Lagoinha e o final do trecho. Já em relação ao risco de arraste de veículos e destacamento de pavimento, ao longo do trecho estudado quatro pontos se destacaram, tais regiões se encontram nas proximidades do viaduto da rua Olegário Maciel, viaduto Carlos Saraiva, trecho compreendido entre o exutório do córrego Lagoinha e a avenida dos Municípios, e a região compreendida entre as ruas Javari e Raimundo P Carvalho. Com isso é possível notar o quão a população da cidade de Uberlândia é afetada pelos eventos de enchentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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