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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37293
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mendes, Rafaella da Silva Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T19:19:58Z | - |
dc.date.available | 2023-02-23T19:19:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Rafaella da Silva Vieira. Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG. 2023. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37293 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inundações urbanas | pt_BR |
dc.subject | Escoamento | pt_BR |
dc.subject | Modelos hidrológicos e hidráulicos | pt_BR |
dc.title | Modelagem hidrológica e hidráulica de inundações na avenida Governador Rondon Pacheco, Uberlândia-MG. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alamy Filho, José Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0768876670810150 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dutra Junior, Samuel Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7710754722855330 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Carlos Eugênio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7174393724547658 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As inundações urbanas são eventos historicamente comuns em grandes centros urbanos. Porém, mesmo em cidades de médio e pequeno porte, o alagamento de ruas e avenidas têm se tornado recorrente devido à ocupação urbana e consequente impermeabilização dos solos. Esse é um problema que tem se tornado frequente na cidade de Uberlândia – MG, especialmente na avenida Governador Rondon Pacheco, pela drenagem de grandes áreas urbanizadas e por constituir-se em uma artéria de tráfego de veículos, esse problema apresenta-se grave. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de escoamento que ocorre na avenida Governador Rondon Pacheco durante eventos de chuvas intensas. Nesse caso, a avenida foi tratada como um canal e as ruas perpendiculares como afluentes. Com essa analogia e o uso de modelos hidrológicos e hidráulicos, foi feito a simulação de propagação da cheia sobre a referida avenida usando o programa HEC-RAS versão 6 (bidimensional), mapeando as profundidas do escoamento e as tensões cisalhantes, indicando assim os setores de maior e menor lâmina de água, e os setores mais propícios ao arraste de veículos e destacamento de pavimentos. Os resultados obtidos mostram que os trechos mais passíveis de inundação são a região imediatamente a jusante do cruzamento da avenida Anselmo Alves dos Santos com a avenida Governador Rondon Pacheco, e a região compreendida entre o exutório do córrego Lagoinha e o final do trecho. Já em relação ao risco de arraste de veículos e destacamento de pavimento, ao longo do trecho estudado quatro pontos se destacaram, tais regiões se encontram nas proximidades do viaduto da rua Olegário Maciel, viaduto Carlos Saraiva, trecho compreendido entre o exutório do córrego Lagoinha e a avenida dos Municípios, e a região compreendida entre as ruas Javari e Raimundo P Carvalho. Com isso é possível notar o quão a população da cidade de Uberlândia é afetada pelos eventos de enchentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 109 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
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