Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37272
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Do presencial ao remoto e de volta ao presencial: a perspectiva do discente sobre o ensino-aprendizagem durante e após a pandemia da Covid-19 |
Título (s) alternativo (s): | From presential to remote and back to presential: the student's perspective on teaching-learning during and after the COVID-19 pandemic |
Autor: | Castro, Adriana de Castro da |
Primer orientador: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Primer miembro de la banca: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Renata Mendes de |
Tercer miembro de la banca: | Soares, Mara Alves |
Resumen: | Esta pesquisa exploratória investigou a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Pontal, em relação ao processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto, decorrente do isolamento social instituído em função da pandemia de Covid-19, e após o retorno às aulas presenciais. A amostra de 61 (sessenta e um) discentes, respondeu a um questionário adaptado de Alves (2022) e ampliado para questionar sobre o retorno ao ensino presencial. Em relação ao ensino remoto, a maioria dos participantes afirmou ter se adaptado bem aos recursos e mídias tecnológicas, com o Moodle, Teams e Google Meet, sendo essas as plataformas mais usadas pelos discentes para acompanhamento das aulas remotas síncronas e assíncronas, quando a estratégia mais utilizada no ensino-aprendizagem foram as videoaulas. Quanto aos aspectos negativos do ensino remoto foi apontada a falta de interação com os demais discentes e docentes; e como aspecto positivo, a flexibilidade em decorrência da possibilidade de se fazer a própria rotina de estudos. Com o retorno ao ensino presencial, a maioria dos discentes confirmou que a Plataforma Moodle continuou sendo utilizada, assim como os exercícios para fixação voltaram a ser o método de aprendizagem habitual nas aulas. Quanto a readaptação ao ensino presencial, a maior parte afirmou acompanharem bem as aulas e à resolução de exercícios. Em relação à contribuição das aulas presenciais à aprendizagem, foi destacada positivamente pela maioria dos discentes a interação com os demais discentes e docentes; e como ponto negativo, a impossibilidade de acesso às aulas e aos conteúdos ministrados a qualquer momento pelo fato de as aulas não serem mais gravadas. Foi observado que algumas estratégias utilizadas no ensino remoto foram incorporadas ao ensino presencial, sobretudo o uso da Plataforma Moodle para inserção de material de aula e exercícios para fixação, por exemplo. |
Abstract: | This exploratory research investigated the perception of students of the Accounting Sciences course, at the Federal University of Uberlândia (UFU), on the Pontal campus, in relation to the teaching-learning process during remote teaching, due to the social isolation instituted due to the Covid-19 pandemic, and after returning to face-to-face classes. The sample of 61 (sixty-one) students answered a questionnaire adapted from Alves (2022) and expanded to ask about the return to face-to-face teaching. Regarding remote teaching, most participants said they had adapted well to technological resources and media, with Moodle, Teams and Google Meet, these being the platforms most used by students to follow synchronous and asynchronous remote classes, when the strategy most used in teaching-learning were video lessons. As for the negative aspects of remote teaching, the lack of interaction with other students and teachers was pointed out; and as a positive aspect, the flexibility due to the possibility of doing one's own study routine. With the return to face-to-face teaching, most students confirmed that the Moodle Platform continued to be used, as well as the fixation exercises became the usual learning method in classes. As for the readaptation to face-to-face teaching, most said they followed the classes and the resolution of exercises well. Regarding the contribution of face-to-face classes to learning, the interaction with other students and professors was positively highlighted by most students; and as a negative point, the impossibility of accessing the classes and the content taught at any time due to the fact that the classes are no longer recorded. It was observed that some strategies used in remote teaching were incorporated into face-to-face teaching, such as the use of Moodle to insert class material and exercises for fixation, for example. |
Palabras clave: | Ensino remoto Ensino presencial Ensino-aprendizagem Ciências Contábeis Pandemia de Covid-19 |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Adriana de Castro da. Do presencial ao remoto e de volta ao presencial: a perspectiva do discente sobre o ensino-aprendizagem durante e após a pandemia da Covid-19. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37272 |
Fecha de defensa: | 19-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PresencialRemotoVolta.pdf | TCC | 531.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.