Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37259
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6203-4551
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dos vinte centavos ao fora Dilma: o papel da mídia nas manifestações de rua
Autor(es): Oliveira, Vinícius Perez de
Primeiro orientador: Noronha, Gilberto Cezar de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Mara Regina do
Segundo membro da banca: Almeida, Antônio de
Resumo: A análise política sobre o governo da presidente Dilma Rousseff será apresentada tendo como base as opiniões de mídias sociais que se manifestaram na época dos acontecimentos de forma a fazer uma análise crítica de publicações e informações repassadas à população. Para alcançar a efetividade do que foi proposto escolheu-se a metodologia bibliográfica e documental, o que engloba livros, artigos e mídias de massa num geral, inclusive eletrônicas. A análise dos diferentes veículos de comunicação se torna relevante, principalmente quando se leva em conta o contexto midiático brasileiro que tem demonstrado pela predominância do financiamento de elites econômicas e políticas e dos grandes grupos de mídia tradicionais para promover o direito à informação e à comunicação. Por fim a pesquisa, através da análise das fontes citadas, identificou que é visível como as mídias interferem nos diversos meios sociais de forma a manipular a opinião pública sem que o público-alvo saiba que suas ações são inconscientes de conteúdos e informações apresentadas.
Abstract: The political analysis on the government of President Dilma Rousseff will be presented based on the opinions of social media that were manifested at the time of the events in order to make a critical analysis of publications and information passed on to the population. To achieve the effectiveness of what was proposed, the bibliographical and documentary methodology was chosen, which includes books, articles and mass media in general, including electronic ones. The analysis of different communication vehicles becomes relevant, especially when taking into account the Brazilian media context, which has been demonstrated by the predominance of funding for economic and political elites and large traditional media groups to promote the right to information and communication. Finally, the research, through the analysis of the cited sources, identified that it is visible how the media interfere in the various social media in order to manipulate public opinion without the target audience knowing that their actions are unaware of the content and information presented.
Palavras-chave: Dilma Rousseff
Manifestações
Mídias
Manifestations
Média
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Vinícius Perez de. Dos vinte centavos ao fora Dilma: o papel da mídia nas manifestações de rua. 2023. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37259
Data de defesa: 19-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VinteCentavosFora.pdfTCC67.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.