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dc.creatorAlmeida Junior, Paulo Roberto Correa de-
dc.date.accessioned2023-02-14T15:50:09Z-
dc.date.available2023-02-14T15:50:09Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationALMEIDA JUNIOR, Paulo Roberto Correa de . Experimental aerodynamics of a wing model with distributed propulsion in pusher configuration. 2023. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37212-
dc.description.abstractThe goal of this project is to analyze the flow around a wing with distributed propulsion in pusher configuration in various positions, so that to find the aerodynamically-optimal configuration by assessing the pressure, 𝐶𝑃, lift, 𝐶𝐿, and drag, 𝐶𝐷, coefficients. The model was designed in SolidWorks software, manufactured using a 3D printer and tested in an open section subsonic wind tunnel from the External Aerodynamic Research Center (CPAERO) located in the Federal University of Uberlandia (UFU). Three main model configurations were tested: with one, two as well as no propeller, in order to assess the effect of attaching a second propeller on the aerodynamic coefficients of the wing. For this matter, the second propeller was affixed onto two different spanwise locations so that its optimal position could be assessed, while the first propeller was kept near the wing root. Additional tests using only a rake probe were made in order to get the velocity profile of the undisturbed flow. For this project, a half wing model, two propellers and two drone engines were used. The experiments suggest that the lift is increased when two propellers are affixed to the wing; this gain is strongest when the second propeller is placed closest to the wing tip, ameliorating the wing tip vortices. The effects of the propeller in the pusher configuration also include the delay in flow separation on the section near the propeller – which could be noticed during some of the experiments by an increase (in module) in the distribution values of the pressure coefficient towards the trailing edge of the wing. Finally, the drag coefficient of the wing seems to be reduced by the influence of the propellers, which is expected due to the decrease in the induced drag as well as the delay in the flow separation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDistributed propulsionpt_BR
dc.subjectClean wingpt_BR
dc.subjectWind tunnelpt_BR
dc.subjectRake probept_BR
dc.subjectAerodynamic coefficientspt_BR
dc.subjectPusher configurationpt_BR
dc.titleExperimental aerodynamics of a wing model with distributed propulsion in pusher configurationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709319Z0&tokenCaptchar=03AFY_a8Vl7pA-bFG_lk5Bl5RCGMmZDSSYYLIKvni3TdAqjpQxH1klFGYU0iFpqgYjiSPMyzXxIQ5UTJogSI8NUv9zgLcd5_fnNCLey5y0muRHt_TjNaBqjdt05tBqfAm_E7BepOBhaZZCYt45x5wZeYs0tg7XQjaSEB4m6WBrDPZxGpC45-cjW4GjMqg1IdY8nsJcXQsTs78lk-VXYT8-QiIUgUkDxhSn83ikgzwRMREISzcPfLL8W3cQd1-LzVFUudpzBoj5pB6XuWRBHYE7YZhF7UkJtqhX2YqXcUOeyYlCV_9rZ64gcMebh62-9ByLbWCPHbWVaETe5czQUZtCh8IeZE9aj1XS6W80EZE-jzD5zb-Kk0dsZBIRS7-eokytK0zbn1ckcQiJRVS85z_0LPw6QG0ub-cAZlCbRH9ypjVLju8hF2HEoiOpt6mWAfFYy5aQvAwQ4NQk_OGSJ71fMF07QoUXXYRO3pdheSHq7cEm_3oUmVVC5nu1mirmAez1DjxV-ui-dh5vuP4NPEwUzUZrlJUPYkXhRvfnB5-e8qIhon4smXa7MJq2nsEkAxiiLhuwjqLX2_6iPyTicwB_39qGIXnbS6UbIQpt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, João Rodrigo-
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dc.contributor.referee2Souza Morais, Tobias-
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dc.creator.LattesNão possuipt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste projeto é analisar o escoamento ao redor de uma asa com propulsão distribuída na configuração pusher em múltiplas posições, de forma a encontrar a configuração aerodinamicamente otimizada, através da aferição dos coeficientes de pressão, 𝐶𝑃, sustentação, 𝐶𝐿, e de arrasto, 𝐶𝐷. O modelo foi desenvolvido no software SolidWorks, manufaturado utilizando uma impressora 3D e testado em um túnel de vento subsônico de seção aberta do Centro de Pesquisa Aerodinâmica (CPAERO) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Três principais configurações foram testadas: com uma, duas e nenhuma hélice, permitindo analisar a influência de uma segunda hélice nos coeficientes aerodinâmicos da asa. Para fazer essa avaliação, a segunda hélice foi alocada em duas posições diferentes ao longo da envergadura da asa para se encontrar a posição cujos coeficientes aerodinâmicos fossem otimizados ao máximo, enquanto que a primeira hélice foi fixada próximo da raiz da asa. Testes adicionais utilizando apenas o sensor rake foram realizados para traçar o perfil de velocidades do escoamento não perturbado. Para este projeto, foi utilizado um modelo de semi-asa, duas hélices e dois motores de drone. Os resultados experimentais apontam que a força de sustentação é aumentada ao se acrescentar duas hélices; esse ganho é máximo quando a segunda hélice é afixada o mais próximo possível da ponta da asa, combatendo os vórtices de ponta de asa. Os efeitos de uma hélice pusher também incluem um adiamento no descolamento do fluido – o que pode ser notado durante alguns dos experimentos na forma de um aumento (em módulo) nos valores da distribuição do coeficiente de pressão em direção ao bordo de fuga da asa. Finalmente, o coeficiente de arrasto da asa parece ter sido reduzido devido à influência das hélices, o que era esperado devido à redução no arrasto induzido bem como pelo adiamento no descolamento do fluido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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