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dc.creatorVida, José Wilson da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-14T14:09:20Z-
dc.date.available2023-02-14T14:09:20Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationVIDA, José Wilson da Silva. Avaliação da segurança viária em segmentos críticos na BR 365. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37210-
dc.description.abstractRoad safety aims at preventing threats to the safety of a road. To this end, a set of measures, standards and provisions is used in order to provide safe mobility and reduce the number of accidents. To improve road safety, it is advisable to conduct studies that seek to understand the factors that cause accidents, to identify which road segments are accident concentrators and therefore treat them according to their characteristics. Thus, the objective of this work is to analyze road safety in critical segments on a stretch of BR-365 between Monte Carmelo and Uberlândia, generating a product capable of identifying accident concentration sites and proposing low-cost engineering measures in order to minimize occurrences. A total of 83 segments were analyzed employing the method proposed by DNIT and using traffic accident and traffic volume data from the years 2018, 2019 and 2020. Fifteen critical segments were identified, totaling 28.33% of the total length of the analyzed stretch. Based on the results, the characteristics of each segment were evaluated and mitigating measures were proposed according to the typical accidents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectRoad safetypt_BR
dc.subjectSegmento críticopt_BR
dc.subjectCrash hotspotpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectTraffic-accidentspt_BR
dc.titleAvaliação da segurança viária em segmentos críticos na BR 365pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.contributor.referee1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA segurança viária visa a prevenção de ameaças à segurança de uma via. Para isso, é utilizado um conjunto de medidas, normas e disposições afim de ofertar mobilidade com segurança e reduzir o número de acidentes. Para melhoria da segurança viária é oportuno realizar estudos que buscam compreender os fatores causadores de acidentes, identificar quais segmentos de via são concentradores de acidentes e assim trata-los de acordo com suas características. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a segurança viária em segmentos críticos em um trecho da BR-365 entre Monte Carmelo e Uberlândia, gerando produto capaz de identificar os locais concentradores de acidentes e propor medidas de engenharia de baixo custo com o intuito de minimizar as ocorrências. Foram analisados 83 segmentos empregando o método proposto pelo DNIT e utilizando de dados de acidentes de trânsito e de volume de tráfego dos anos de 2018, 2019 e 2020. Foram identificados 15 segmentos críticos, totalizando 28,33% da extensão total do trecho analisado. Mediante aos resultados, foram avaliadas as características de cada segmento e propostas medidas mitigatórias conforme os acidentes típicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.orcid.putcode128794445-
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