Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37084
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4852-9750 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Histórias, espaços e objetos: experiências artísticas pedagógicas com a primeira infância |
Título(s) alternativo(s): | Stories, spaces and objects: pedagogical artistic experiences with early childhood Historias, espacios y objetos: experiencias artísticas pedagógicas con la primera infancia |
Autor(es): | Oliveira, Meirinês Severino de |
Primeiro orientador: | Vale , Flávia Janiaski |
Primeiro membro da banca: | Perobelli, Mariene Hundertmarck |
Segundo membro da banca: | Pereira, Diego Medeiros de |
Terceiro membro da banca: | Paula, Wellington Menegaz de |
Resumo: | A presente pesquisa é uma análise das ações artísticas e pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal de Educação Infantil Jean Piaget, no mês de agosto de 2022, no município de Uberlândia, MG. Com o objetivo de investigar a importância da ambientação cênica e das materialidades na construção de contações de histórias com a primeira infância, partiu-se do pressuposto de que essas crianças podem participar, contar e narrar histórias por meio de uma organização espacial e do uso de objetos. A pesquisa realizou estudo teórico e prático sobre a contação de história na educação infantil, ressaltando o uso de recursos e de objetos variados, bem como as contribuições dessa prática às crianças da primeira infância. Seu tema principal e ponto de partida é o desenvolvimento de uma experiência prática, usando a estratégia DO Drama: Ambientação Cênica. A questão problema foi saber como a organização do espaço, as materialidades e a atitude da professora podem contribuir para a participação das crianças de três anos nos processos de contação de histórias. Nessa perspectiva, analisei o papel da professora e a participação das crianças na experiência de contação de histórias. Após o estudo teórico, desenvolvi três contações de histórias, com as crianças, inspiradas no conto “A velhinha que dava nome as coisas”, de Cynthia Rylant (1997). A prática permitiu experimentar os estudos teóricos, além de ilustrar uma possível abordagem a ser adotada por outras professoras da educação infantil. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa com caráter descritivo, nos moldes da pesquisa participante. Foram realizados levantamento bibliográfico e revisão de literatura das principais áreas pesquisadas (Educação Infantil e Contação de História), análise documental (Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia, Base Nacional Comum Curricular) e pesquisa de campo, construindo pontes entre teoria e prática. A pesquisa de campo se constituiu das experiências de contação de histórias com as crianças da EMEI Jean Piaget e das respectivas análises. Para a fundamentação teórica da pesquisa, dialogamos com Fábio Henrique Medeiros e Taiza Mara Moraes (2015), Lenice Gomes e Fabiano Moraes (2012), Betty Coelho (2014), Fanny Abramovich (2009), Flávia Janiaski (2019; 2020; 2021), Biange Cabral (2010; 2012), Gilka Girardello (2007; 2011) e Celso Sisto (2020P). A pesquisa compreende a contação de histórias, com o uso do espaço e das materialidades, como um recurso pedagógico, além de ser uma ação fruidora de processos artísticos e motivadora do desenvolvimento das crianças, abrangendo as questões físicas, cognitivas, emocionais e sociais. |
Abstract: | The present research is an analysis of the artistic and pedagogical actions developed at Escola Municipal de Educação Infantil Jean Piaget in August 2022, Uberlândia, MG. In order to investigate the importance of scenic setting and materiality in the construction of the storytelling to Early Childhood Education, since the premise these children can participate, tell and narrate stories through the space organization and the objects use. The research was on theoretic and practical storytelling to Early Childhood Education, emphasizing the use of different resources and objects, as well as the contributions of this practice to the mention children. The main subject and starting point is the development of a practical experience, using strategy Drama: Scenic Setting. The problem question was to know how the space organization, the materiality and the teacher's attitude could contribute to the three-year-old children participation in the storytelling process. From this perspective, I analyzed the teacher’s role and the children’s participation in the storytelling experience. After the theoretical study, I developed three storytelling practice with the children inspired by the tale of “The old woman who named things”, by Cynthia Rylant (1997). Through this practice, we could visualize the theoretical studies, besides illustrating a possible approach to be adopt by other children’s teachers. It chosen for this research a qualitative methodology and a descriptive character, considering the participatory research. A bibliographic survey, literature review of the main research areas (Child Education and Storytelling), document analysis (Political Pedagogical Project, Municipal Curricular Guidelines of Uberlândia, and National Common Curricular Base), fieldwork, building bridges between theory and practice performed. The practice consisted of storytelling experiences with children from EMEI Jean Piaget and the respective analyses. Theoretical background include Fábio Henrique Medeiros and Taiza Mara Moraes (2015), Lenice Gomes and Fabiano Moraes (2012), Betty Coelho (2014), Fanny Abramovich (2009), Flávia Janiaski (2019; 2020; 2021), Biange Cabral (2010; 2012), Gilka Girardello (2007; 2011) and Celso Sisto (2020P). The research comprised storytelling, using the space and materiality, as a pedagogical resource, as well as being an action with enjoys artistic process and the children development motivating, involving physical, cognitive, emotional and social issues. |
Palavras-chave: | Ambientação cênica Materialidades Educação infantil Contação de história Scenic setting Materiality Child education Story telling |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Assunto: | Artes Educação artística Arte para criança Crianças - Atividades pedagógicas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | OLIVEIRA, Meirinês Severino de. Histórias, espaços e objetos: experiências artísticas pedagógicas com a primeira infância. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.663. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.663 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37084 |
Data de defesa: | 7-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistóriasEspaçosObjetos.pdf | Dissertação | 2.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons