Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37038
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Marcelo Damascena | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T12:54:15Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T12:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-03 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Marcelo Damascena. Estudo de egressos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia - campus Patos de Minas. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações) - Universidade Federal de Uberlândia. Patos de Minas, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37038 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Egresso | pt_BR |
dc.subject | Trajetória acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | Estudo de egressos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia - campus Patos de Minas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gandolfi, Peterson Elizandro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795594E2&tokenCaptchar=03AFY_a8UP4QidTnWua6xFgwZXLSvQeqFa1zF1gjuYyGDDPecVlSEUVlU-HPORCBtyADR-L4LsLPU04vRxoxC18lHgQZWjiQ2rOXTGLkAGx3g7b0pyJza8cjbOYivK94MTHTT4574PACyRraQGynFJnuaz_FP-CXFYfjV-JQ5e4IrnKYE1S3_q65xOpuwfDwu6yl1lbii70e5LnjfoGKJKztH_Z57RVPA5v2vQrBFnEgscaRVSXa4YIIEq-BERKrl1iuQABLh6LerOxqhFyjG3tm5zDk50B5-ku41e-lbVW2J-WJx48MMQLkuruUvPams3vkKVyAUQE3hBvhxg0PA4_fd6n5lr7jqHVDn6dQT4k92MVSjVTs8bHao5EZC-p71JfazPqDyeuUAyCPCwNcTuSeQH1g7ME9kcAOijugH7NSoFlWZ4Q2KZHaaRqjGyIVW4o0hvOYyW7WfGdCPItqjTLhiw0lL7MxTFtY0C8MnaiV0V3aFSPQfIgen5_G5dwawahQiOnpk2SGQE-DjpFLoiHIgyqAj9ku9dJXOLOuMyGa1jikqyfTzb5g3xjaPTxXN-IKK6KpNIuAwfJruVDqRD9vHlMr4ei1xYSg | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gandolfi, Maria Raquel Caixeta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4176634T8&tokenCaptchar=03AFY_a8XwMLf4A5Jw2-0JKjJmKf-TKwc2LIr-2k9A3S7DT507P4Z7dGjLYwk8tnIgst7_sttKJzX9BYRn7I4U4L0TRb1oTEszNXjhiz8Te4aYvj_6ZVBWLHkQV3x8AZ13OkEvl2_rqwXgX4UOicUJ4YZEpkShRKuSJCJ2iyWnkuoTihDoEsmOW2RysBsGKQqhS6ZVgi6N80Z5nVaFmeyZNzySVmMPRL0-sJXkKMO1fTbSq6Ff6k8irfn2cfbWi4v7BBR5QUeeSyc8e5sELIFVS3O48OEopRxqIVFg94fYoJL2eMZ-gRA-qlexOT8eHt2-NErFsuelLLHXiMsjvyMw2LqS0B91eUXhXlrRgq-s3kfOmKkHN36VIvreKb3rcihrptS8lkRnfByhRpeLbFVC1XOs1VZA_GCdIDkKvowxdlh9RBW1hAQuwJ0-YYWY4ZYya4ohGs5vi3LOFddbGzprGA35QOtU5Ok5eZmufnaUdhUVCORWse3iJearWF8gzxdCDkKMHJuIIMSokTFDXqCDlFLZwsMiPqVycNjY7R0kIjH_ApPpaFQCxUzYYlqDbXUT9uG-sdgZzMuNGy4erarE1hhDpiK3rcToAw | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Saraiva, Elise | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766414E1&tokenCaptchar=03AFY_a8UavBocxt4N3W0HbucOvVho4L6xnZZ2QZ2bMg50-_OdGEjscyRnwjD27paJHFY3V-Yq2zaInwWRlXajgzNwi6VSCwa42VCsyuzhH2B01FXYdNf_yX8-nv_TM8DvOoniYLYhGJeKYVpqR7rtbjH0Ge7l4calnXthmx0-9pBIprOSv1z1dBERi0Vnn-oQcG6LXnW9ZOrJmrbJ3M4dd1yXmysd7jKjNcy18gXoaqdwUrdV0X00rghb7g7F74KWFmaiftvZpUknzJyoWvF46NkbNHvTWUk1gkRG_H5Ji2dsrVqlLXk-5B6cS2HTITpM88gyrB9zRxm8JvJY2fN2oK5NtHXZ3pLvg-XGpSa_MgSGm0YYFAMRAtrnw6KAYCecahH0-SicB3YahlWnzeUuFpf8N0lF0mzp-G6MKIMmYNGn4Y6f5x0NKxz9T1D9AtJudY6OXaAb4lAuyAKv1C8u5XJJEoKC2ssn-eZUoyym2Vqsesh8E6UPNUCjn9X-Cn9hbu0v1N8kFuJKR2Pe4rwNGBft-7rRjNjPWk81LDOLp4ezCQbCcgxqRD1oQWaoND6DvpTMCuLd2of2drzw0My2zt1xRV9xfTUpxA | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Para a universidade cumprir o seu papel de forma mais plena é de fundamental importância entender e acompanhar a evolução do seu egresso até o seu posicionamento dentro do mercado de trabalho. Nesse contexto, a relação entre a evolução da carreira do egresso com a diversidade prevista dentro do projeto político pedagógico do curso poderá apresentar indicações de como esta proposta pode ser revisada e melhorada. A presente pesquisa visa identificar o perfil profissional dos egressos do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações do Campus Patos de Minas a partir das suas trajetórias acadêmicas durante o curso. Ao todo, 25 egressos responderam os formulários, totalizando 31% de todos os formandos. As repostas foram feitas via google forms que gerou a base de dados para a análise. Os resultados apontam que 95% dos egressos entraram para o mercado de trabalho (empresas) e os outros 5% das pessoas seguiram com os estudos como mestrado ou se tornaram professores autônomos. Desses, 68% estão satisfeitas com o trabalho que estão exercendo. Durante o curso, 56% fizeram pesquisa e/ou extensão com destaque aos projetos desenvolvidos dentro da Empresa Júnior. Como desafios a entrada do mercado de trabalho, 41% identificaram como “fácil” ou “muito fácil” e 29% como sendo difícil ou muito difícil. Em relação à percepção do projeto pedagógico do curso, 46% se mostraram indiferente em relação à entrada do mercado de trabalho e do projeto pedagógico do curso. Por fim, os egressos identificaram possibilidades de melhorias em relação às temáticas de programação e banco de dados e destacaram a importância de disciplinas nas áreas de administração, economia e empreendedorismo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia de Eletrônica e Telecomunicações | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Patos de Minas) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoEgressosCurso.pdf | 678.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License