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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37019
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Morcego não poliniza, ele só bebe sangue: uma análise do potencial de uma sequência didática investigativa |
Alternate title (s): | Bat does not pollinate, it only drinks blood: an analysis of the potential of an investigative didactic sequence |
Author: | Oliveira, Geise Carolina de |
First Advisor: | Santos, Sandro Prado |
First coorientator: | Nakajima, Jimi Naoki |
First member of the Committee: | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de |
Second member of the Committee: | Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati |
Summary: | Nesta pesquisa, procuramos responder a seguinte questão: Quais os desafios e as possibilidades do uso de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) no estudo dos diferentes tipos de flores e sua polinização? Para tal, planejamos uma sequência de atividade que foram executadas durante as aulas de Ciências, a partir dessas atividades coletamos os dados por meio de observação, diário da pesquisadora e registros realizados pelos/as estudantes. A SDI foi organizada em quatro etapa para análise de dados. De modo geral, existem estudos que apontam que a SDI pode contribuir para uma aprendizagem mais ativa e dinâmica possibilitando aos/as estudantes condições de construir seu conhecimento e ao/a professor/a um olhar mais amplo e cuidadoso. Apesar dessa pesquisa ter sido realizada em um momento de maior movimento e acontecimentos na escola (final do ano letivo), consideramos que a SDI pode ser uma potente ferramenta para um aprendizado de qualidade, permitindo que o/a professor/a utilize de várias etapas e instrumentos para enriquecer suas aulas em diferentes conteúdos, sobretudo no Ensino de Botânica. Ressalto aqui que esse trabalho não deve ser considerado como um tutorial para o ensino, mas sim uma contribuição para as potencialidades de uma SDI. |
Abstract: | In this research, we tried to answer the following question: What are the challenges and possibilities of using an Investigative Didactic Sequence (SDI) in the study of different types of flowers and their pollination? To this end, we planned a sequence of activities that were carried out during Science classes, from these activities we collected data through observation, the researcher's diary and records made by the students. The SDI was organized into four steps for data analysis. In general, there are studies that point out that the SDI can contribute to a more active and dynamic learning, enabling students to build their knowledge and the teacher to have a broader and more careful look. Although this research was carried out at a time of greater movement and events at the school (end of the school year), we believe that the SDI can be a powerful tool for quality learning, allowing the teacher to use several stages and instruments to enrich their classes in different contents, especially in Botany Teaching. I emphasize here that this work should not be considered as a tutorial for teaching, but rather a contribution to the potential of an SDI. |
Keywords: | Ensino de botânica Ensino de ciências Investigação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Geise Carolina de. Morcego não poliniza, ele só bebe sangue: uma análise do potencial de uma sequência didática investigativa.2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37019 |
Date of defense: | 26-Jan-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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MorcegoPolinizaBebe.pdf | TCC | 4.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
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